Seu Problema é Nosso
Mamoeiro cresce dentro de buraco aberto há seis meses, em Porto Alegre
Apesar de inusitada, a situação apresenta riscos aos moradores do local. A cratera é consequência do rompimento de tubulação da rede pluvial
Quem passa pela esquina das ruas Sepé Tiaraju e Doutor Lucidoro Brito, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, pode ver uma situação inusitada: um pé de mamão crescendo dentro de um buraco na calçada.
Morador do local, o agente dos Correios Claiton Rodrigues da Silva, 42 anos, conta que o problema começou com uma pequena abertura no passeio, no início de novembro do ano passado.
Leia mais
Alagamentos geram prejuízos a moradores do bairro Rubem Berta, na Capital
Buracos e mato alto causam incômodo no bairro Salgado Filho, em Gravataí
Moradores da zona norte de Porto Alegre adotam praça
Desde então, ele registrou diversos chamados para atendimento, por meio do Fala Porto Alegre, sendo o primeiro protocolado em 4 de novembro de 2018, e o último, no dia 14 deste mês. Contudo, ainda aguarda por uma solução:
— Logo que vimos que o buraco estava abrindo, solicitamos que a equipe da prefeitura viesse vistoriar. Quando estiveram aqui para atender o chamado, abriram mais o buraco, deixando exposto.
Segundo Claiton, além dessa vistoria, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) consertou um problema em outro ponto da Rua Doutor Lucidoro Brito, mas a solicitação do morador não foi atendida.
— Disseram (a equipe da SMSUrb), na época, que não tinham os canos para consertar a rede pluvial, que é a causa do buraco ter se aberto. A tubulação está quebrada. Estávamos esperando que voltassem em janeiro. Até agora, nada, e já nasceu um pé de mamão dentro do buraco — relembra o agente.
Surpresa
Basta um bom solo, muita água e luminosidade para que os mamoeiros comecem a se desenvolver.
— Quando vimos, ainda no final do ano, as folhas do pé de mamão já apareciam para fora do buraco. Chamei o Claiton para ver e nos surpreendemos, pois cresceu muito rápido — conta a mãe do agente, a comerciante Iracema Teresinha Rodrigues da Silva, 59 anos.
De acordo com Iracema, a rua é movimentada devido às escolas da região.
— Está perigoso para as crianças que transitam por ali. Meu irmão já caiu no buraco. Ele não viu, pois era uma noite que estava chovendo. Além disso, a cratera fica ao lado da saída de carros do meu pátio — relata a comerciante.
Ela destaca, ainda, que em várias partes da rua é visível o afundamento da pavimentação:
— Acredito que os encanamentos estejam corroídos, por isso que surgem buracos por onde os carros passam.
Na programação
Segundo a SMSUrb, a Coordenação de Águas Pluviais informou que na Rua Sepé Tiaraju, 770, houve o rompimento de uma rede pluvial.
A pasta afirma que a reconstrução da tubulação consta na programação da próxima semana, “porém pode sofrer alteração devido às condições climáticas”.
Produção: Caroline Tidra