Projeto Passarte recebe doação de 12 toneladas de materiais de papelaria - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso10/05/2019 | 10h00Atualizada em 10/05/2019 | 10h00

Projeto Passarte recebe doação de 12 toneladas de materiais de papelaria

A ação que reforma materiais escolares usados tem o objetivo de ajudar mais de mil alunos de escolas públicas

Projeto Passarte recebe doação de 12 toneladas de materiais de papelaria Fernando Gomes/Agencia RBS
Meninada já está utilizando material doado Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Cerca de 70 participantes do projeto Passarte, desenvolvido na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, já estão com mãos à obra após receberem a doação de 12 toneladas de materiais de papelaria para reciclagem. Depois da matéria publicada no Diário Gaúcho de 8 de abril, o projeto, que arrecada materiais escolares e de escritório que iriam para o lixo e os reforma, por meio de processos gráficos e de costura, recebeu diversas contribuições. 

Leia mais
Moradores esperam há seis meses por reparos na escadaria do bairro São José, na Capital
Entrega de medicamentos segue com problemas no Estado  
Comunidade da zona rural de Gravataí sofre prejuízos com alagamentos  

— Foram muitas ligações de pessoas que queriam nos entregar as doações. Algumas trouxeram até a Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP), mas outras não conseguiram, por causa da distância — conta o idealizador do Passarte, Filipe Binotti Pessoa, 20 anos. 

 PORTO ALEGRE-RS- BRASIL- 09/05/2019- Projeto Passarte recebe 10 toneladas de materiais para reciclagem.  O projeto Passarte arrecada e reforma materiais escolares e de escritório usados através de processos gráficos e de costura.   FOTO FERNANDO GOMES/ DIÁRIO GAÚCHO.
Caixas e caixas para Filipe e voluntários organizaremFoto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Bom destino 

A maior doação foi realizada pelo comerciante aposentado Camilo Rauber, 70 anos, integrante do Lions Clube Bela Vista. Após ler a matéria, ele decidiu doar o estoque parado de sua papelaria, que, hoje, não funciona mais. 

— Acredito que está indo para um bom destino. São quase R$ 300 mil de materiais que não foram utilizados. Eu trabalho no Lions e fazemos várias ações que visam atender necessidades da sociedade. Vi na matéria um rumo oportuno para os materiais que tínhamos em estoque — afirma Camilo. 

As toneladas em papel, canetas, tintas, entre outros materiais, foram distribuídas em Porto Alegre, Canoas e Caixas do Sul, locais onde funciona o projeto. Mas, antes de começar as reformas, Filipe explica que todo o material passará por triagem: 

— Todas as crianças da AAAPIP estão envolvidas na seleção dos materiais que podem ser reutilizados. 

Em um breve balanço, Filipe garante que, com o volume da doação, o projeto conseguirá ajudar mais de mil crianças com os kits escolares

— Acredito que vamos entregar em vinte escolas públicas de Porto Alegre. 

 PORTO ALEGRE-RS- BRASIL- 09/05/2019- Projeto Passarte recebe 10 toneladas de materiais para reciclagem.  O projeto Passarte arrecada e reforma materiais escolares e de escritório usados através de processos gráficos e de costura.   FOTO FERNANDO GOMES/ DIÁRIO GAÚCHO.
Projeto visa ajudar mais de 20 escolasFoto: Fernando Gomes / Agencia RBS

ONDE DOAR 

Novo ponto de entrega
/// A partir de 1 º de junho, o Passarte contará com um ponto de entrega de materiais no 3 º andar do shopping Bourbon Wallig, na Avenida Assis Brasil, na Capital. 

Outros locais para doar
/// AAAPIP: Avenida Presidente Vargas, 660, bairro Arquipélago, Porto Alegre. Telefones: (51) 3211-6156 e (51) 98603-0666, com Carla.
/// Comunidade de Aprendizagem Karuna: Avenida Inconfidência, 740, Centro, Canoas.
Telefone: (51) 99993- 8347, com Matheus.
/// Acompanhe a ONG Passarte pelo Instagram ou Facebook.
/// Informe-se sobre outras formas de contribuir pelo telefone (54) 98446-2765, com Filipe. 

A partir do dia 1º de junho, um painel para doações estará no Shopping Bourbon WalligFoto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros