Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradores esperam há seis meses por reparos na escadaria do bairro São José, na Capital

Construída há mais de 30 anos, a escada, que deveria facilitar o acesso dos pedestres, hoje causa medo e angústia a quem precisa cruzar por ali

09/05/2019 - 09h20min


Isadora Neumann / Agencia RBS
Escadaria está sem corrimão

Passar pela escadaria que liga as ruas Vidal de Negreiros e São João não é uma tarefa fácil para os moradores do bairro São José, na zona leste da Capital. Construída há mais de 30 anos, a escada, que deveria facilitar o acesso dos pedestres, hoje causa medo e angústia a quem precisa cruzar por ali. As lajes e degraus quebrados e cobertos por limo, a queda de um dos corrimões e o esgoto entupido no local tem preocupado o policial militar reformado Carlos Augusto Lecano, 57 anos, dos quais 52 foram vividos ali. 

Leia mais
Entrega de medicamentos segue com problemas no Estado  
Comunidade da zona rural de Gravataí sofre prejuízos com alagamentos
Professora precisa de ajuda para voltar a ouvir  

— As pessoas não têm mais segurança para descer na escada, está horrível a situação. Tivemos uma senhora que caiu e quebrou os dois braços, até se mudou por causa disso. Muitas pessoas já caíram e se machucaram, eu mesmo caí ali — relata o morador, mostrando um machucado na perna esquerda. 

Compromissos 

Em 8 de novembro de 2018, as más condições da escadaria do bairro São José foram relatadas pelo Diário Gaúcho. Dois meses depois, em 8 de janeiro de 2019, a situação foi publicada novamente, ainda sem solução. Ontem, a denúncia completou seis meses, e os problemas permanecem. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Moradores se arriscam

Na primeira ocasião, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) se comprometeu em agendar uma vistoria no local e analisar a possibilidade de realização do conserto. Já em janeiro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que seria feita uma nova vistoria naquela semana, a fim de verificar as intervenções já realizadas na escadaria, e a Smim afirmou estar “realizando levantamento dos materiais necessários para viabilizar a programação da manutenção”. 

Segundo o morador Carlos Augusto, as ações da prefeitura não resolveram os problemas da escada: 

— Depois da reportagem, eles vieram aqui, botaram quatro pedras e nada mais. Ficaram de voltar e nunca mais voltaram, deram como resolvido. 

Com a persistência dos problemas, mesmo após a publicação das reportagens, Carlos continuou a protocolar reclamações pelo canal de atendimento Fala Porto Alegre, mas não obteve retorno. 

“Decepcionado”

Descaso. Essa é a palavra utilizada pelo morador para definir a situação da escadaria. Segundo ele, os moradores sempre fizeram a manutenção da estrutura com recursos próprios: 

— Como é para o bem da comunidade, a gente se organiza e faz, mas uma obra assim não temos como fazer. Eu me sinto impotente, porque aí acabamos ficando escravos da prefeitura. 

Enquanto a obra não ocorre, o policial militar reformado se diz decepcionado e esquecido. Ele espera que mais ninguém se machuque no trecho, que chega a quatro metros de altura em algumas partes: 

— É muito descaso. 

Isadora Neumann / Agencia RBS
Carlos caiu e se machucou nos degraus da escada

Conserto "nas próximas semanas"

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o Departamento de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) realizou uma vistoria no local e identificou as demandas do passeio de pedestres da escadaria. 

A assessoria de comunicação informa que o atendimento deve ocorrer nas próximas semanas. Entretanto, não foi informada a data exata para a execução dos reparos na estrutura. 

Esgoto cloacal 

A SMSUrb informou, ainda, que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) verificou a obstrução de duas caixas de esgoto cloacal no local, que devem ser desobstruídas até o fim da semana. 

A pasta ressalta que as equipes do DCVU e do Dmae estão priorizando o atendimento aos problemas causados pelas chuvas da última semana. 

Produção: Camila Bengo 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 

 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias