Notícias



Seu Problema é Nosso

Falta de leite especial na farmácia do Estado volta a preocupar mães de crianças com alergia à proteína do leite

A Secretaria Estadual de Saúde informou que há previsão de normalização de entregas a partir de quinta-feira

05/06/2019 - 10h38min


Omar Freitas / Agencia RBS
Jennifer preocupa-se com Eduardo, seis meses

Desde o dia 15 de maio, mães de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), que fazem uso contínuo da fórmula especial Pregomin Pepti 400g, não conseguem retirar o alimento na Farmácia de Medicamentos Especiais, no centro de Porto Alegre. Sem condições financeiras para comprar a unidade do produto, que custa cerca de R$ 150, famílias cadastradas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) estão preocupadas com a demora na entrega do leite especial. 

Leia mais
Morador de Porto Alegre espera há mais de um ano cirurgia para retirada de pedras na vesícula
Alunos premiados do IFSul-Camaquã fazem vaquinha para participar de feira internacional
Falta de medicamento preocupa pacientes transplantados 

Diferentemente da intolerância à lactose, crianças com APLV, precisam das fórmulas para manter uma alimentação balanceada. Na ausência do alimento, os pais tentam oferecer outras opções ou conseguir doações em grupos de redes sociais. 

Grupo de mães 

Em busca de outras mulheres que passam pelo mesmo problema, a recuperadora de crédito Jennifer Andrade Eugênio, 29 anos, fez uma enquete no grupo APLV Porto Alegre e Região Metropolitana, no Facebook. Cerca de oito mães se manifestaram. Segundo ela, no mês de abril, as entregas também foram irregulares e, após reunião com um vereador da Capital, havia a informação de que teria estoque do produto até o mês de agosto. 

— Eu tinha visto meninas do grupo dizerem que o leite estava em falta. No último dia 20, quando eu fui até a farmácia, fui avisada que não tinha. Aí comecei a ir lá todos os dias —relembra Jennifer, mãe de Eduardo, de seis meses, que recebe 12 latas da fórmula por mês.

Por indicação da atendente da farmácia, Jennifer entrou em contato com a Ouvidoria da SES. Logo após, contatou a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) para obter mais informações. Contudo, nenhuma previsão foi informada pela CRS. 

— Desde que meu filho começou a receber o alimento pelo Estado, consegui pegar as latas referente a março e abril. Agora, em maio, não pegamos. E, normalmente, não conseguimos pegar retroativo. Então, provavelmente só poderei pegar as latas referentes ao mês de junho — explica a recuperadora. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Kelly diz que o filho Arthur está consumindo a última lata

Negativa comprova que não tem leite 

A motorista de aplicativo Kelly Beraldo Carneiro, 35 anos, também não recebeu as unidades referentes ao mês passado: 

— Fui à farmácia na segunda-feira, e a atendente disse que não tinha previsão de quando chegaria o leite. Desde 17 de maio, estamos sem o produto. Meu filho está consumindo a última lata. Tento complementar a alimentação dele com comida, mas ainda é muito novo para ficar sem leite — lamenta Kelly, mãe de Arthur, sete meses, que recebe 10 unidades por mês. 

Kelly e outras mães têm pedido uma negativa da farmácia, registrando o não recebimento. Com o documento em mãos, ela procurou a Defensoria Pública para entrar com uma ação contra o Estado para receber o leite atrasado. 

Omar Freitas / Agencia RBS
Negativa comprova que não tem leite disponível na farmácia

Normalização nesta semana

Contatada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que o Pregomin Pepti 400g já está disponível no Almoxarifado do Estado. A previsão é de que possa ser retirado na Farmácia de Medicamentos Especiais a partir de quinta-feira. Segundo a SES, usuários que não puderam retirar o produto em maio poderão pegá-lo também a partir desta data.

Questionada sobre os motivos da falta do alimento, a pasta não se manifestou. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias