Baile de Debutantes Comunitário precisa de apoio para realizar o sonho de 15 jovens - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso05/08/2019 | 10h53Atualizada em 06/08/2019 | 16h15

Baile de Debutantes Comunitário precisa de apoio para realizar o sonho de 15 jovens

A festa é organizada pela Associação Solidária do Bairro Santana, em Porto Alegre, e contemplará as meninas com toda a produção, incluindo vestido, maquiagem e fotografia

Baile de Debutantes Comunitário precisa de apoio para realizar o sonho de 15 jovens Tadeu Vilani/Agencia RBS
Meninas são moradoras de comunidades carentes do Santana Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O sonhado baile de debutantes está prestes a se tornar realidade para 15 jovens de comunidades do bairro Santana, em Porto Alegre. Organizado pela Associação Solidária do Bairro Santana (ASBS), a primeira edição do Baile de Debutantes Comunitário está marcada para o dia 14 de setembro, no Clube Ypiranguinha. Contudo, ainda faltam alguns detalhes para a data se tornar inesquecível para as meninas. 

Leia mais
Peleia por asfalto em rua de Viamão  
Jovem com paralisia cerebral não recebe fraldas geriátricas de posto de saúde   
Idoso de Porto Alegre está há mais de 970 dias à espera de consulta 

— Buscamos parceiros para realizar o sonho destas famílias. Precisamos de doações de decoração, doces, salgados, bolo, refrigerantes e, ainda, saias para armação dos vestidos e acessórios para a produção dos penteados — conta a presidente da ASBS, Célia Adriana da Silva Pacheco, 52 anos. 

Segundo ela, cada menina será contemplada com toda a produção e execução do baile, incluindo vestido, maquiagem e fotografia. Até agora, as debutantes já têm garantidos os vestidos e o salão com iluminação, som e DJ cedidos pela Sociedade União Vila dos Eucaliptos (Suve), que promove o mesmo tipo de festa comunitária há quase dez anos na zona norte da Capital. 

Iniciativa 

— O projeto do baile de debutantes mexe muito comigo, pois eu tive festa de 15 anos graças aos esforços da minha família, e foi uma realização para mim. Fazer acontecer essa festa para 15 jovens é emocionante. Tem mães que estão chorando antes do baile. É algo tão simples, mas grandioso para as famílias carentes — explica Célia. 

Conforme a presidente, a festa marcará o início de um projeto que prevê a realização de pelo menos um baile de debutantes por ano no Santana e arredores. As meninas selecionadas devem frequentar a rede pública de ensino e demonstrar interesse em participar do evento. 

— Vai ser uma festa completa, com valsa, cerimônia, tudo o que elas merecem. Vamos ver se conseguimos convidar os cadetes da Polícia Militar para acompanhar as jovens na entrada. Todas estão muito animadas, com os olhos brilhando — afirma a presidente. 

Parceiros da Zona Norte

Na Suve, a motivação em ajudar é grande. 

— Realizamos esse baile há nove anos no bairro Mario Quintana e, por já ter experiência em organização, estamos levando essa bagagem para apoiar a associação do Santana. Além disso, a Suve também participa de mais um grupo, na Zona Sul. É uma corrente do bem para ver a alegrias dessas meninas — conta o coordenador de eventos da ong e contador Wagner Miranda, 37 anos. 

Ele explica que as festas produzidas atendem de 15 a 20 meninas, que podem levar entre 10 e 15 familiares. O baile no Mário Quintana ocorre em dezembro. 

— Busco parceiros em comércios da região e até em outras cidades. Não há como explicar a gratidão das famílias na realização de mais um sonho na vida dessas meninas — afirma Wagner. 

Seu Problema é Nosso , spn de ajuda , 15 anos , baile de debutantes , festa , associação comunitária , santana, doações
Jovens já têm os vestidos garantidosFoto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

"Estou ansiosa para entrar", diz jovem

Uma das aniversariantes é a estudante do oitavo ano do Ensino Fundamental Bianca Eduarda Gonçalves Soares, que completou 15 anos em 24 de julho. Ela conta que ainda não conseguiu provar o vestido: 

— Eu estava doente no dia da prova. E ainda estou indecisa sobre a cor que eu quero, se verde ou azul. 

Segundo a jovem, o momento mais aguardado da festa é a entrada: 

— Para mim, é a parte mais bonita! É a realização do sonho de toda menina e é muito legal, pois muitas famílias não podem pagar. Tenho cinco amigas entre as debutantes. Vai ser emocionante!

Como colaborar

/// São aceitas doações em dinheiro e de empresas que queiram ser parceiras na realização da festa. 

/// Entre em contato pelos telefones (51) 98152- 8093, com Célia, ou (51) 98648- 4552, com Fernanda. 

Produção: Caroline Tidra


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros