Notícias



Seu Problema é Nosso

Creche Vó Maria, em Canoas, precisa de doações de leite

Mais de 100 litros do alimento são utilizados diariamente pela gurizada que é atendida pela instituição

19/08/2019 - 09h45min


Arquivo Pessoal / Creche Vó Maria
Escolinha atende 350 criança

A Escola de Educação Infantil Vó Maria, na Vila Santo Operário, em Canoas, necessita de doações de leite para alimentar as cerca de 350 crianças que frequentam a instituição. Ao todo, mais de 100 litros do alimento são utilizados diariamente pela gurizada que é atendida pela creche. Sendo assim, a Vó Maria necessita da solidariedade da comunidade para garantir a alimentação dos pequenos. 

LEIA MAIS
Porto Alegre: imposto pago por engano não tem previsão de reembolso
Corrente solidária se forma para a reconstrução da casa da família Moraes
Porto Alegre: biblioteca no condomínio Princesa Isabel vai se tornar realidade 

— O leite é o mais importante, é o nosso carro-chefe. O consumo é contínuo. Assim que as doações vão chegando, vão sendo utilizadas. Agora, no inverno, aumenta (o consumo). Por isso, fomos obrigados a fazer a campanha — relata o diretor da entidade, o administrador José Mauro dos Santos, 68 anos, que está no cargo há 15 anos. 

Ativa na comunidade de Canoas há quatro décadas, a Vó Maria precisa constantemente de doações. A instituição é mantida por uma associação beneficente sem fins lucrativos. Doações diversas são bem-vindas. 

Solidariedade 

A entidade atende crianças de zero a seis anos na creche, que também fornece aulas de balé, orientação nutricional, acompanhamento psicológico, reforço escolar e empréstimo de cadeiras de rodas, camas hospitalares e muletas. Além disso, a equipe da Vó Maria também oferece sopa para pessoas em situação de vulnerabilidade social toda quinta-feira. 

A história da creche está completamente ligada aos doadores que ajudam a manter a instituição. Desde sua fundação, em 1981, quando começou atendendo 18 crianças, os colaboradores da comunidade sempre foram decisivos para o crescimento da creche. Reformas, construção de novos espaços, criação de sala de informática, até a revitalização da cozinha e do refeitório, em 2017 — toda a evolução da creche se deu pelos seus doadores. 

— O relacionamento com pais e alunos é muito bom. Temos crianças que cresceram, viraram adultos e os fi lhos deles frequentam a escola. É muito gratificante — relata o diretor, que é voluntário da Vó Maria desde seu início. 

Gerações passaram pela entidade 

A recepcionista da creche, Carmen Teresinha dos Santos Fontoura, 53 anos, moradora do bairro Santo Operário, tem uma história com a Vó Maria. Hoje ela tem dois netos, de oito e nove anos, que frequentam a escolinha no turno inverso do Ensino Fundamental, para fazerem reforço escolar. O mais velho frequentou a creche até entrar no 1º ano do Fundamental. Além disso, a fi lha mais nova de Carmen, Tatiana dos Santos Fontoura, 18 anos, também estudou na escolinha quando criança. E não para por aí. Hoje, a recepcionista participa como voluntária de ações da creche, como os sopões. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Carmen Teresinha fala da trajetória dela com a creche

— A Vó Maria é muito importante. A assistência social, os sopões, o auxílio com camas hospitalares. Meu neto teve um ensino maravilhoso, saiu daqui já sabendo ler e escrever. Os profissionais são muito cuidadosos. E no reforço escolar, é uma ajuda. Se ele não estivesse aqui na creche, fi caria sozinho em casa — conta Carmen. 

COMO AJUDAR 

/// Depósitos em dinheiro nas contas: Banrisul, agência 0165, conta 06018825-02; Banco do Brasil, agência 0479-0, conta 78183-5, e Bradesco, agência 1476, conta 8017-9.

/// Doação de leite, alimentos, roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, brinquedos: WhatsApp (51) 3466-6155. A entidade dispõe de motoboy para buscar os donativos. 

/// Mais informações no fone (51) 3075-8550 ou pelo e-mail doacoes@vomaria.org.br

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias