Notícias



Espaços públicos

Como está a revitalização dos parques e praças da Capital, serviço que foi terceirizado

A reportagem foi conferir como está o andamento das obras em três das oito localidades onde os trabalhos da empresa vencedora da licitação já iniciaram

28/09/2019 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Praça do Morro da Cruz, na Zona Leste, foi a primeira onde os trabalhos iniciaram

Durante o próximo ano, as praças e parques de Porto Alegre vão ganhar novos frequentadores. Serão as equipes de trabalho responsáveis por revitalizar e fazer a manutenção destes espaços. Ponto de encontro e de lazer de muitos bairros da cidade, estas áreas públicas estão sem receber grandes investimentos há anos. 

 Leia mais
Como estão oito dos principais terminais de ônibus de Porto Alegre
Após ter obras furtadas, geladeira com livros é reinaugurada em praça do bairro Petrópolis
Como vai funcionar o contrato de revitalização das praças e parques de Porto Alegre

Para ver de perto os resultados que o investimento de R$ 24,8 milhões deve trazer para as praças e parques de Porto Alegre, o Diário foi conferir como está o andamento das obras em três das oito localidades onde os trabalhos já se iniciaram. No geral, o sentimento das comunidades em relação às reformas é positivo. Um fato que chama atenção é o desejo dos moradores de que a reforma nos equipamentos municipais incentive a população a ocupar os espaços e diminua a sensação de insegurança nestes pontos.

O símbolo da primeira fase dos trabalhos da prefeitura é a Praça Morro da Cruz, na Vila São José. No alto do morro onde fica a comunidade da Zona Leste, no espaço onde deveria estar a praça, jaziam restos de uma quadra de esportes e de brinquedos. A necessidade de reformas foi tão intensa que o trabalho feito é praticamente uma reconstrução. O concreto do piso da quadra  de esportes está sendo todo removido e será refeito. 

Academia

André Ávila / Agencia RBS
Janaína (E) e Kati criticam demora para o início dos trabalhos

Na parte mais alta da praça, onde ficavam os brinquedos, a intervenção também é acentuada. Segundo a prefeitura, após a reforma, até um academia ao livre estará instalada no espaço. Moradora da comunidade há mais de 20 anos, a dona de casa Kati da Silva, 50 anos, acredita que a revitalização é importante para o bairro:

— Em todo tempo que moro aqui, nunca tinha visto nenhuma manutenção sendo feita. Espero que as pessoas consigam aproveitar o espaço depois que ficar pronto.

A costureira Janaína Ibarra, 36 anos, critica a demora para estas áreas da cidade terem começado a receber atenção. Ela cita que, na Vila São José, os próprios moradores revitalizaram outros espaços, como a Praça da Lixa, em razão da falta de apoio.

— Eu nem lembro da última vez que tinha visto gente da prefeitura trabalhando aqui. Pelo menos parece que será uma reforma completa, isso é bom — cita Janaína.

Novo visual após anos de abandono

André Ávila / Agencia RBS
No bairro Sarandi, comunidade aprovou a novidade

Na Praça da Amizade, na Vila João Pessoa, além da pintura nova nos bancos e brinquedos, a troca de lixeiras e a renovação e o cercamento da quadra poliesportiva também serão feitos. Atualmente, o espaço para prática de esportes está depredado, com uma das goleiras sem parte das traves e sem as cestas de basquete. Tudo deve ser refeito.

A situação é parecida no bairro Sarandi, na Zona Norte. Lá, as equipes trabalham na Praça Antônio Cândido de Menezes. A principal atração do local é um campo de futebol que está tendo as casamatas reconstruídas e o cercamento renovado. Os demais equipamentos da praça também passarão por revitalização. A vizinhança aprovou o trabalho. Morando ao lado da praça há 12 anos, o vigilante Jacques da Silva, 47 anos, cita que a repaginada no local deve ampliar o número de frequentadores.

— Se colocarem uma iluminação nova também vai ajudar. A área aqui fica perigosa quando anoitece. Se incentivarem as pessoas a usarem mais, vai ajudar. E é importante ter policiamento também — acredita Jacques.

Para a diarista aposentada Jane Perfeito, 60 anos, apenas um ponto lhe incomoda. Na rua junto à praça, o entupimento de duas bocas de lobo deixa a rua com mau cheiro. Ela espera que a prefeitura aproveite a reforma do espaço para resolver também esta situação.

— Agora que está ficando mais calor, essa água parada deixa um fedor insuportável — critica Jane.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o problema já está sendo avaliado pelo Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (Dmae), que trabalha para buscar uma solução. 

André Ávila / Agencia RBS
Jane reclama do esgoto entupido no entorno da praça

Locais com obra em andamento

/// Praça Antônio Cândido de Menezes — Sarandi
/// Praça da Alfândega — Centro Histórico
/// Praça da Amizade — Vila João Pessoa
/// Praça Darcy Azambuja — Partenon
/// Praça Dr. Paulino de Vargas Vares — Ipanema
/// Praça Morro da Cruz — Vila São José
/// Praça Nações Unidas — Petrópolis
/// Praça Parque Ararigboia — Petrópolis 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias