Notícias



No Centro e na Cruzeiro

Novos restaurantes populares de Porto Alegre serão abertos em novembro

Assinatura de termo de colaboração com entidade que assumirá o serviço ocorreu nesta sexta-feira

18/10/2019 - 21h08min


GZH
GZH
Jefferson Bernardes / PMPA
Nelson Marchezan Júnior assinou o contrato com a organização da Sociedade Civil vencedora

Dois restaurantes populares Prato Alegre serão abertos no próximo mês na Capital, na Vila Cruzeiro e no Centro. O prefeito Nelson Marchezan assinou nesta sexta-feira (18) com a Organização Social Civil (OSC) Beith Shalom o termo de colaboração com a entidade, qualificada através de chamamento público. As duas unidades oferecerão 300 refeições por dia, 200 no centro e 100 na região sul. As refeições serão distribuídas gratuitamente para pessoas com cadastro na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Na mesma ocasião, foi lançado o edital para atrair interessados para outros quatro restaurantes em locais decentralizados da cidade. A ideia da prefeitura é que esses espaços ofereçam algum tipo de abordagem social mais abrangente, com oficinas, atendimento em saúde e encaminhamento para mercado de trabalho.

— A gente tem a expectativa que esses locais não sejam apenas de alimentação, mas de aproximação com essas pessoas e de encaminhamento para uma possibilidade de transformação da vida delas, para que em breve possam ter oportunidade de viver com suas próprias pernas — disse o prefeito.

Leia também
Restaurantes populares de Porto Alegre abrirão somente em novembro
Entidade que assumiu restaurante provisório no Tesourinha não foi aprovada para gerir novos locais
Almoço de graça passa a ser servido no Tesourinha, mas apenas para moradores de rua

O edital de Termo de Colaboração para outros quatro restaurantes que serão abertos na cidade foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre nesta sexta-feira (18). Os envelopes devem ser entregues no dia 19 de novembro. Quando todos os restaurantes estiverem abertos, serão oferecidas cerca de 800 refeições por dia. Antes eram oferecidos cerca de 500 pratos, apenas no centro da cidade. Para o novo serviço, a prefeitura vai investir, ao todo, R$ R$ 2,6 milhões.

Em janeiro de 2019, foi lançado um edital em busca de parceiros interessados em assumir o restaurante popular, mas não houve propostas. Em 9 de maio, o Restaurante Popular foi fechado, e uma alternativa temporária foi oferecida pela prefeitura em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra). Desde lá estão sendo servidos almoços gratuitos no Ginásio Tesourinha apenas para população em situação de rua cadastrada pela equipe de Assistência Social.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias