Notícias



Transporte Público

Antes e depois: confira imagens da reforma do Terminal Triângulo

Obra iniciou em junho e está 86% concluída. Previsão de finalização é para o final de novembro

22/11/2019 - 05h00min


Jéssica Britto
Enviar E-mail

A reforma do telhado do Terminal Triângulo encaminha-se para o final. Segundo a prefeitura, a execução do projeto está 86% concluída. O Grupo Zaffari, responsável pela obra, continua com a estimativa de conclusão da plataforma principal até o final de novembro. 

Se necessário, após este mês, restará apenas a finalização das paradas laterais, que tiveram os serviços impactados nos meses de setembro e outubro devido ao registro de muitos dias de chuva.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Nesta semana, a empresa contratada para os serviços está realizando o fechamento do telhado da plataforma principal e trabalhando na parada lateral maior. Desde que foi iniciado, o trabalho de recuperação do telhado – que foi destruído durante um temporal em dezembro de 2014 – já levou cinco meses. 

A prefeitura tenta viabilizar, também, a execução de uma iluminação mais adequada para o terminal. 

– Em maio, quando recebemos da empresa os orçamentos, tínhamos a previsão de ter cerca de oito meses de obra. As equipes do Zaffari e da secretaria conseguiram ajustar a melhor alternativa, para ter a execução com qualidade, em um tempo estimado de cinco meses de serviço. Agora estamos em fase final, felizes em poder devolver para a população a estrutura do telhado revitalizada – explica o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Leia também
Limpeza, infraestrutura e acessibilidade: como estão os terminais de ônibus de Porto Alegre
Em 12 meses, seis linhas de ônibus são desativadas em Porto Alegre
Em Alvorada, comerciante "corta" parada de ônibus para melhorar acesso à sua loja

Como foi

A nova cobertura está sendo viabilizada após a assinatura do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) entre a prefeitura e o Grupo Zaffari. A parceria envolveu valor relativo à recompra de área de um novo empreendimento do grupo, que será construído na Zona Norte. Em vez de repassar 20% do valor da área comprada para o município, como estipulado por lei, o montante é trocado por uma contrapartida indicada pela prefeitura. A empresa contratada fará o fechamento da cobertura de 7 mil metros quadrados, revitalização da estrutura e da iluminação com investimento previsto de R$ 1,62 milhão. 

O Terminal Triângulo tem um fluxo diário de 950 ônibus, com 41 linhas urbanas e 200 interurbanas. Todos os dias, 45 mil passageiros utilizam o ponto de parada, enquanto outros 110 mil passam por ele dentro dos ônibus. A área total é de aproximadamente 15 mil m². A área de cobertura atinge 7 mil m². Atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, além de Porto Alegre.

A revitalização do telhado está dividida em 15 etapas e, até agora, já ocorreram

/// Revitalização estrutural completa da cobertura

/// Limpeza, recuperação e pintura das estruturas metálicas

/// Limpeza, recuperação e pintura das telhas metálicas e de policarbonato

/// As estruturas e telhas foram substituídas (quando necessário)

/// Também foram instalados reforços de estruturas metálicas onde foi necessário

/// As estruturas metálicas e as telhas recuperadas foram removidas e recolocadas no lugar

/// Após concluídas as etapas, foi sendo reinstalada a iluminação


MAIS SOBRE

Últimas Notícias