Bernardino Silveira Pastoriza
Após início de obras, alagamento dá trégua em avenida da Zona Norte
Serão construídos 100 metros de tubulações com diâmetro de 315 milímetros e outros quatro poços de vista
Ao menos um dos males da Avenida Bernardino Silveira Pastoriza, na zona norte de Porto Alegre, está sendo solucionado. O acúmulo de esgoto pluvial na pista, causado pela sobrecarga das redes locais, está sendo atacado por equipes da prefeitura desde segunda-feira (18). Conforme o Diário Gaúcho mostrou na edição de 6 de novembro, a situação na via do bairro Sarandi já durava, pelo menos, dois meses.
Moradores da região relatam que a água costumava escoar depois de alguns dias. Entretanto, nos últimos dois meses, mesmo com vários dias sem chuva, o alagamento permanecia. Isso prejudica a circulação no local, além de trazer um forte mau cheiro para quem passava pela avenida.
A via é um importante caminho de ligação entre Porto Alegre e Alvorada, por isso, o trânsito costuma ser intenso. Só que, além do esgoto entupido, o asfalto da pista também está em péssimo estado. Os buracos eram cobertos pela água, e os motoristas desavisados acabavam passando por apuros no local. Agora que o nível da água baixou, ao menos as crateras estão visíveis. Entretanto, linhas de ônibus foram desviadas do trecho, depois que um coletivo estragou ao cair em um buraco da avenida.
Mudança
Na visita que o Diário fez ao local no início de novembro, a água invadia a madeireira onde Jeferson Silveira, 40 anos, é gerente. Para auxiliar no escoamento da água, ele chegou a abrir uma vala no pátio do estabelecimento. Agora, o cenário está diferente:
— Por enquanto, está melhor. A prefeitura está colocando os canos e a água está escoando. Acho que mais uma semana de obras e vai ficar ótimo. Já ficou uns 90% melhor, dá até para andar na calçada.
Leia também
Buraco interrompe fluxo de rua no bairro Mario Quintana, na Capital
Duas iniciativas dão novas esperanças para a duplicação do Caminho do Meio
Pavimentação em frente ao Instituto Federal de Alvorada fica na promessa
Do outro lado da rua, Matheus Reckziegel, 26 anos, proprietário de uma farmácia, também ficou feliz com os trabalhos executados na pista. Ele cita as interrupções no trânsito como um dos efeitos da obra, mas entende que é uma manobra necessária para continuidade dos trabalhos.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as obras prosseguem até segunda-feira, dia 25. Serão construídos 100 metros de tubulações com diâmetro de 315 milímetros e outros quatro poços de vista.
Sem prazo para reparo definitivo
O Dmae ressalta que o trabalho que está sendo feito na avenida do bairro Rubem Berta tem caráter emergencial. Segundo o departamento, o trecho da Avenida Bernardino Silveira Pastoriza próximo à Rua dos Maias, "não possui sistema completo de drenagem pluvial e, devido ao crescimento populacional do entorno e ligações irregulares de tubulações, teve os problemas de acúmulo de água intensificados nos últimos meses".
Para que seja resolvido, é necessária a implantação de redes pluviais de grande diâmetro, além de requalificação estrutural da pavimentação. As ações estão previstas no Programa de Requalificação Viária 2019/2020. Mas, atualmente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) ainda busca recursos para a execução das obras. Assim, não há um prazo para que os trabalhos iniciem.