Notícias



Seu Problema é Nosso

Bom exemplo: funcionário de UBS planta jardim para melhor acolher pacientes 

A iniciativa partiu do auxiliar de segurança Nestor Rocha Guimarães, que trabalha na Unidade Básica de Saúde Cohab Blocos, em Sapucaia do Sul

04/11/2019 - 07h00min


Robinson Estrásulas / Agência RBS
A primeira integrante do jardim foi uma hortênsia, presente de um amigo do segurança

Há um ano e quatro meses trabalhando como auxiliar de segurança na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab Blocos, em Sapucaia do Sul, Nestor Rocha Guimarães, 59 anos, leva a sério a missão de zelar pelo local. Morador do centro da cidade, muito além de garantir a seguridade de quem frequenta diariamente a UBS, o funcionário não mede esforços para transformar o espaço em um ambiente mais acolhedor. 

Apaixonado por flores, decidiu plantar um jardim no terreno da unidade, com o intuito de animar quem procura o serviço a fim de tratar doenças.

LEIA MAIS
Buraco impede idosa de sair de casa no Jardim Sabará, em Porto Alegre
Após longa espera, esgoto que corria ao lado de bica d'água é resolvido
Promessa não cumprida: sem conserto, buraco em calçada de Viamão segue atrapalhando rotina de moradora

— O posto estava meio “pra baixo”. O atendimento é bom, mas sentia que faltava algo. Então, resolvi plantar umas flores. Aproveito meu intervalo para cuidar do jardim, e é maravilhoso, pois mexer com a terra levanta a autoestima da gente. As pessoas chegam aqui adoentadas, mas, vendo as flores, elas se alegram — conta o segurança, que também deu início a uma horta no terreno da UBS.

Orgulho

A primeira integrante do jardim cultivado por Nestor foi uma hortênsia, presente de um amigo. Depois, vieram espécies como margaridas, cravinas, girassóis e rosas. A maioria das mudas e sementes foi comprada pelo funcionário, que trabalha das 12h às 21h na UBS. Outras foram fruto de doações da comunidade ou enviadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que apoia a iniciativa.

— Fico bem faceiro de olhar para as flores. Me deixa orgulhoso, pois é algo que a população também está participando, e a equipe (que trabalha na UBS) gostou. Agora, plantei mudas de jasmim, primavera e véu-de-noiva. Se Deus quiser, elas vão vingar — torce o segurança, se referindo às últimas aquisições do jardim, plantadas há cerca de duas semanas.

Robinson Estrásulas / Agência RBS
Verduras colhidas na horta são compartilhadas entre a equipe

A enfermeira da UBS Ana Cláudia Batista, 33 anos, confirma a aprovação da equipe do posto de saúde. Segundo ela, é muito bom ver a dedicação de Nestor para “embelezar a unidade”:

— Ele gosta muito do cultivo das flores. Faz bem para ele, para nós e para os usuários. Nossa UBS está muito bonita, graças aos cuidados do Seu Nestor.

Animado, o segurança já faz planos para ampliar o jardim e plantar mais verduras na horta, que são partilhadas entre os funcionários no momento das refeições. Para o futuro, ele considera a possibilidade de compartilhar com os usuários do posto o que for colhido e torce para que mais unidades repliquem a ideia.

Prefeitura apoia a iniciativa

Para o prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, iniciativas como a de Nestor são muito bem-vindas. “É gratificante ver a dedicação de um funcionário que se empenha e que trabalha, além de suas funções, para o bem-estar comum. Que mais pessoas possam se espelhar no trabalho do Nestor”, declarou o representante do município. Segundo Nestor, a prefeitura tem ajudado a desenvolver o trabalho.

Produção: Camila Bengo

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias