Notícias



Seu Problema é Nosso

Buraco em calçada da Zona Leste, na Capital, causa incomodação há sete meses

Problema na canalização pluvial ocasionou o desgaste da calçada

26/11/2019 - 08h33min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Cratera está aberta desde abril

Mais um buraco na Capital atrapalha a rotina de moradores e pedestres que circulam pela calçada da Avenida Veiga, em frente ao número 401, no bairro Coronel Aparício Borges, na Zona Leste. 

LEIA MAIS
Projeto busca doação de instrumentos musicais, em São Leopoldo
Resolvido: tratamento de Geneci, de Porto Alegre, é retomado
Falta de fraldas geriátricas na rede municipal afeta idosa de Viamão 

O secretário aposentado José Carlos Ferreira Saraiva, 65 anos, morador do endereço há 41 anos, conta que o buraco está aberto desde 23 de abril e, apesar de já ter solicitado o serviço por meio do telefone 156, cujo número de protocolo é 1095141947, o conserto não foi realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)

— No dia em que se abriu o buraco na calçada, fiz o primeiro contato pelo 156. Para minha surpresa, no dia seguinte, funcionários do Dmae estiveram aqui e puseram os cavaletes. Mais de sete meses se passaram, e nada do conserto. Eu também coloquei uma madeira para sinalizar. Até hoje, nenhum acidente aconteceu — relembra o morador. 

De acordo com José Carlos, mensalmente, a equipe do Dmae usava o seu hidrômetro para coletar a água para verificação da qualidade: 

— Em todas as vezes, eu pedia para eles (a equipe) o conserto. 

A cratera na calçada, segundo o morador, pode ter sido causada pelo desgaste de uma tubulação de esgoto pluvial. 

— Tem esgoto embaixo das pedras. A água que passa por ali tira a terra. A calçada está oca por baixo. Pedreiros de uma obra, em frente, vieram ver a cratera e me disseram que acham que é esgoto. Temo que ocorra o desabamento total enquanto pessoas estão passando. Está perigoso — afirma. 

Afundado 

Além da preocupação com a cratera em sua calçada, José Carlos conta que não coloca mais o carro para dentro do pátio. Segundo ele, parte do calçamento onde o veículo passa afundou. 

— Uma parte para dentro do portão cedeu. Vamos consertar para não deixar o carro para fora – afirma. 

Em dias de calor, ele relata que o mau cheiro e a quantidade de mosquitos são os problemas que mais lhe incomodam:

— Quando chove, melhora a situação porque acalma os mosquitos e o odor. No calor, é horrível o cheiro. 

LeitorDG / Arquivo Pessoal
Calçada está oca por baixo das pedras

Conserto será ainda nesta semana 

De acordo com o Dmae, o problema na Avenida Veiga é na canalização pluvial. Será preciso reconstruir um trecho da rede. A pasta afirma que a reconstrução está na programação para ser realizada nesta semana. 

Segundo o Dmae, “as demandas dessa natureza necessitam de equipamentos para escavação, portanto, exigem mais prazo para execução e tempo seco”. Além disso, explica que “situações como essa são o resultado de vários anos de atraso de investimento em infraestrutura de drenagem na cidade”. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias