Notícias



De Erechim para o mundo

Tefy, a craque gaúcha da seleção brasileira campeã mundial de futsal para surdos

Stefany Krebs, 21 anos, foi eleita a melhor jogadora jovem da competição ocorrida na Suíça

20/11/2019 - 07h57min

Atualizada em: 20/11/2019 - 07h58min


Felipe Bortolanza
Enviar E-mail

O futsal brasileiro ganhou mais um título internacional. No final de semana, na Suíça, a medalha de ouro  foi conquistada pelo time feminino no Campeonato Mundial para Surdos, competição que ocorre de quatro em quatro anos e é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Surdos. Além de voltarem com o troféu e as medalhas de ouro, uma atleta gaúcha foi eleita a melhor jovem (até 21 anos) do torneio: Stefany Krebs, 21 anos, de Erechim. A colega Laelen Brizola foi eleita a melhor jogadora do Mundial. O masculino ficou em sétimo lugar.

Tefy, como é conhecida, é nome constante na seleção desde os 15 anos. Com 17, foi eleita a melhor do Mundial de 2015, na Tailândia, quando o Brasil foi vice-campeão.

Divulgação / Confederação Brasileira de Desportos Surdos
Tefy foi eleitra a melhor jovem do torneio

— A experiência foi muito maravilhosa, sem palavras. Em 2011, o Brasil ficou em último lugar e, agora, duas edições depois, fomos campeãs! — afirmou Tefy, em conversa com a reportagem pelo WhatsApp. 

A campanha foi luxuosa. Seis vitórias em seis jogos, com 49 gols marcados e somente cinco sofridos. Na final, uma goleada por 4 a 0 sobre a Polônia garantiu o alto do pódio. As regras são as mesmas para os atletas ouvintes. Apenas os árbitros usam bandeiras para sinalizar as marcações.

Quase mais difícil foi chegar até a Suíça. Com exceção de duas empresas que ajudar a bancar a alimentação, o restante dos custos foram divididos entre as atletas e a comissão, comandada pelo técnico Vanderlan da Silva. A gaúcha, que já nasceu surda, festeja a conquista, mas também lembra de algo que incomoda a quem pratica esporte no país:

— Aprendi muito a ser dependente da vida, correr em busca dos sonhos, mesmo enfrentando muitas dificuldades e sem apoio do governo.

Leia mais
Em oficinas gratuitas, crianças aprendem a tocar instrumentos ligados a religiões de matriz africana
"Não troco ele por nada", diz menino que pediu ao Papai Noel milho para seu cavalo

Quem vê os méritos de Stefany pode imaginar que ela passa o dia jogando. Nada disso. Estudante de Educação Física, estuda todas as noites. De manhã, ela é estagiária na Escola Othelo Rosa. De tarde, é monitora na URI (Universidade Regional Integrada).

— Treino apenas nos sábados e nos domingos no time Nacional, aqui de Erechim. Com a Seleção, me reúno uma vez por mês em Jundiaí-SP. E represento também a Associação Balneário Camboriú, de surdos.

Um dos motivos que a faz ser atleta é o irmão Jean, que também é surdo. Eles moram juntos.

— Aprendi a jogar com ele!

Tefy tem uma irmã que mora em Porto Alegre. É a professora Josiane Roberta Krebs.

— Todos nós temos muito orgulho da Stefany e admiramos muito a sua força de vontade e determinação, pois ela nos mostra todos os dias que não existem limites quando temos um sonho. Essa conquista é muito mais do que um título, representa a comunidade surda, o futebol e futsal feminino e, acima de tudo, como o esporte é um caminho para a inclusão e respeito a todas as diferenças - afirma Josiane, que trabalha no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e pesquisa questões relacionadas à acessibilidade e inclusão de surdos.

Tefy já tentou jogar futebol de campo. No Inter, treinou por duas semanas, mas não foi possível organizar a vida na Capital. Mas é um objetivo que ainda mais vivo. Ainda mais que superou um drama no início do ano. Precisou fazer cirurgia de joelho e temeu não poder mais jogar. Mas a recuperação foi muito boa:

— Amo mais futsal, mas sei que o de campo tem mais apoio e organização.

Divulgação / Confederação Brasileira de Desportos Surdos
Garotas do Brasil comemoram o título mundial

MUNDIAL DE FUTSAL DE SURDOS
Campanha do Brasil

Fase de grupos

  • Brasil 17x0 Suíça
  • Gols de Stefany (4), Vanderleia (4), Suzana (2), Laelen (2), Andressa, Aline Flores, Soraia, Josiane e Murielly
  • Brasil 7x0 Tailândia
  • Gols de Laelen (3), Vanderleia, Suzana, Josiane e Murielly
  • Brasil 11x0 Holanda
  • Gols de Vanderleia (3), Suzana (3), Laelen (2), Elidiany, Andressa e Aline Flores

Quartas

  • Brasil 2x1 Japão
  • Gols de Serizawa (goleira, contra) e Laelen
  • Semifinal
  • Brasil 8x4 Alemanha
  • Gols de Laelen (3), Stefany (2), Andressa (2) e Vanderleia

Final

  • Brasil 4x0 Polônia
  • Gols de Laelen, Vanderleia, Siarko (contra) e Suzana
  • 6 jogos, 6 vitórias
  • 49 gols marcados, 5 sofridos, 44 de saldo
  • Artilheira da Seleção: Laelen (12 gols)



MAIS SOBRE

Últimas Notícias