Notícias



11 linhas prejudicadas

Paralisação de funcionários afeta circulação de ônibus em Alvorada

Manifestação ocorreu após a empresa Viação Alvorada definir que pagaria de forma parcelada, ao longo de 2020, o 13º salário dos trabalhadores

02/12/2019 - 21h38min


Noele Scur
Noele Scur
Enviar E-mail
Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Funcionários na entrada da empresa na manhã desta segunda-feira

Manifestantes bloquearam a saída dos ônibus do transporte coletivo municipal de Alvorada, na Região Metropolitana, no começo da manhã desta segunda-feira (2), afetando pelo menos 11 linhas. Os primeiros veículos só começaram a circular depois das 8h, após acordo entre trabalhadores e a empresa Viação Alvorada (VAL).

No último dia 28, os funcionários haviam sido informados de que a empresa pagaria o 13º salário de forma parcelada, ao longo de 2020, em até 12 vezes, mas os servidores reivindicavam o pagamento integral do benefício.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

— Somos todos trabalhadores, estamos reivindicando um direito e teremos que ter paciência — disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Região Metropolitana, Mauro Sezar da Silva Santos, sobre a falta de operação dos ônibus.

A principal reclamação entre os manifestantes era o fato de o aviso de parcelamento ter sido feito de última hora aos funcionários.

— Nos programamos com os gastos de final de ano, para pagar as contas, comprar alguma coisa ou até aproveitar um fim de semana na praia com a família. Aí somos avisados em cima do prazo que vai vir parcelado (o 13º salário) — disse um motorista, que preferiu não se identificar. 

Leia também
Após 35 anos, tarifa operária é extinta em Alvorada
Em 12 meses, seis linhas de ônibus são desativadas em Porto Alegre
Ônibus de Porto Alegre registram queda no número de viagens e de quilômetros rodados

Pouco antes das 7h, três trabalhadores, acompanhados de um representante sindical, foram chamados para uma reunião com diretores da VAL. No encontro, foi acertado que 70% do 13º será pago no próximo dia 23, e o restante em três parceladas, em 2020, o que deu fim à mobilização.

De acordo com o sindicato, 40 mil pessoas são transportadas por dia nas linhas de ônibus de Alvorada. O principal serviço é a ligação entre bairros até a Avenida Presidente Vargas. As linhas da VAL também fazem ligações entre bairros e escolas. 

A reportagem entrou em contato com a VAL, que não se pronunciou. Por meio do site oficial, a empresa informou que não havia condições "de realizar as primeiras viagens da manhã".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias