Notícias



Seu Problema é Nosso

Após reportagem, canalização de esgoto pluvial recebe reparos

O problema acontecia na calçada do aposentado José Carlos Ferreira Santos, na Avenida Veiga, Zona Leste da Capital

17/01/2020 - 08h15min

Atualizada em: 17/01/2020 - 08h38min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Buraco que dificultava a mobilidade já não existe mais

Passar pela calçada na Avenida Veiga, em frente ao número 401, no bairro Coronel Aparício Borges, na zona leste da Capital, não é mais uma preocupação para o secretário aposentado José Carlos Ferreira Saraiva, 65 anos. Na edição de 26 de novembro do ano passado, o Diário Gaúcho mostrou o problema na calçada do aposentado: um buraco aberto havia mais de sete meses.

Morador do local há mais de 40 anos, José procurou a reportagem para manifestar sua frustação em relação ao não atendimento da solicitação de conserto, que tinha sido feita pelo telefone 156, em abril. Segundo o morador, a cratera no local poderia ter sido causada pelo desgaste de uma tubulação de esgoto pluvial e, por isso, ele temia que o calçamento afundasse por completo.

LEIA MAIS
Sujeira no Arroio dos Passinhos, em Cachoeirinha, volta a incomodar moradores
Em São Leopoldo, terreno baldio vira lixão e incomoda vizinhança
Esgoto a céu aberto incomoda moradores do bairro Índio Jari, em Viamão

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), à época da matéria, era preciso reconstruir um trecho da canalização pluvial, e a reconstrução estava na programação das equipes na mesma semana.

— Não sei se foi por causa da matéria ou se estava, de fato, na programação, mas, no mesmo dia que saiu no jornal, uma equipe do Dmae esteve aqui. No primeiro dia, abriram o buraco.No segundo, começaram as obras nas tubulações. Durou mais ou menos uma semana para finalizarem. Mas a calçada ficou bonita — conta o aposentado.

Umidade

Apesar de resolvido o problema da cratera, José conta que uma parte da calçada está frequentemente com a superfície úmida.

— Uma das lajotas fica sempre molhada. Avisei os funcionários do Dmae, pois parece que algo foi quebrado por baixo da areia que foi colocada no buraco. Eu alertei porque, se tiver de ser feito o conserto de novo, é mais gasto para a equipe – relembra ele, sobre a conversa que teve com um funcionário do Dmae.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Umidade foi notada pelo morador

Antes do conserto, além do buraco, aposentado se incomodava com o mau cheiro vindo das tubulações e com a proliferação de mosquitos. 

— Agora, a situação está mais tranquila. Espero que esse problema não volte a acontecer tão cedo — afirma.  

Dmae vai analisar questão da umidade

Por meio de nota, o Dmae confirmou que realizou a reconstrução de trecho da canalização pluvial, que estava quebrada na Avenida Veiga no final de novembro de 2019. Em relação à umidade em uma parte da calçada, o órgão informa que os técnicos estão cientes da situação e que a questão deve ser analisada em breve.  

A pasta reforça a necessidade de que a população abra o protocolo sobre os problemas de água e esgoto por meio do telefone 156, opção 2. O contato oficial possibilita que as equipes tomem conhecimento das demandas e programem os consertos.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias