Notícias



Piquetchê do DG

Evento em Esteio reúne declamadores e poesias inéditas

Cidade da Região Metropolitana vai sediar festa que promete reunir grandes nomes do meio nativista ligados à arte de declamar

27/01/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Prefeitura de Esteio / Divulgação
Edição do ano passado reuniu mais de 700 pessoas

O mês de fevereiro promete um evento especial para a cultura nativista em Esteio. No dia 29 de fevereiro, o Seminário Claretiano (Rua Padre Roberval Laperer, S/Nº), no bairro Parque Claret, será palco das finais de dois festivais organizados pela prefeitura do município. Tratam-se do 6º Esteio da Poesia Gaúcha e 2º Esteio do Amanhã. 

Leia mais
Bailes e Bailares: um manual atualizado das danças tradicionalistas
Conheça a história do Triopacito, grupo que une sapateado e gêneros variados da música
Ousadia que virou troféu: como o CTG Tiarayú, de Porto Alegre, venceu o Enart 2019

O evento duplo terá entrada gratuita. Os festejos começam às 19h, com o 2º Esteio do Amanhã, festival de declamação voltado para crianças dos oito aos 16 anos. Depois, grandes nomes da poesia gaúcha, como Pedro Júnior Lemos da Fontoura, presente em todas as edições em Esteio, Romeu Weber — que foi o melhor declamador de 2017 — e Liliana Cardoso — a campeã de 2018 — subirão novamente ao palco do festival de poemas inéditos. 

Além destes nomes frequentes no Esteio da Poesia, outros artistas consagrados estreiam no festival de declamações. Entre estes, destacam-se Fábio Marcorra, Priscila Campeol, Eudes Vinícius dos Santos, Bárbara de Bittencourt, Paula Daniele String, Érico Rodrigo Padilha e Jorge Cassep, que vem diretamente da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, para se apresentar.

Surpresa

Uma das maiores surpresas — revelada ao público recentemente — é sobre quem apresentará as finais. O comando do palco estará sob a responsabilidade da cantora, apresentadora e radialista Analise Severo. Recentemente, a comunicadora apresentou o programa Galpão Crioulo, da RBS TV, no lugar de Shana Müller, que estava em licença maternidade.

Todos os classificados para o 6º Esteio da Poesia e 2º Esteio do Amanhã foram definidos em reunião na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya por uma comissão avaliadora, ainda em dezembro. A ordem de apresentação foi definida em sorteio realizado no mês passado no palco da festa, o Seminário Claretiano.

A expectativa pela chegada da festa é grande. Organizador do evento, Djalma Corrêa Pacheco, diz que o evento cresce a cada ano. Segundo ele, em número de inscrições e de público, é um dos maiores festivais de poemas inéditos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

— Nossa expectativa é termos o maior evento de todos os anos, superando as cerca de 700 pessoas que assistiram no ano passado. E também transmitiremos tudo através da internet.

Escolha dos campeões

Prefeitura de Esteio / Divulgação
Analise Severo também é cantora

Depois que acontecerem as apresentações, a comissão escolhe os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores, além do melhor trabalho em palco. Os vencedores recebem troféus, porém, nesta edição, não haverá pagamento de prêmio em dinheiro para os campeões. Entretanto, o poeta vencedor ganhará uma viagem de pesca de três dias na Argentina. O melhor declamador receberá uma faca com bainha personalizada. Por fim, o melhor amadrinhador recebe um passa-lenço de prata. 

A premiação em dinheiro se mantém no Esteio do Amanhã, focado nos artistas jovens. Serão premiados com troféus os dois melhores declamadores mirins e juvenis, que  receberão um prêmio de R$ 500 cada. E para cada poesia inédita selecionada será paga uma premiação de R$ 2 mil.

Como há um espaço de tempo entre as apresentações e o julgamento pela comissão, haverá um show para entreter o público presente. Quem sobe ao palco é o cantor Joca Martins, que promete um espetáculo com foco no campeirismo que o destacou no cenário da música.

Programe-se

/// O 6º Esteio da Poesia Gaúcha e o 2º Esteio do Amanhã ocorrem no dia 29 de fevereiro.
/// O evento começa às 19h e a entrada é gratuita.
/// Os festejos serão no Seminário Claretiano, Rua Padre Roberval Laperer, S/Nº, no bairro Parque Claret.
/// Entre as apresentações e a cerimônia de premiação, haverá show do cantor Joca Martins.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias