Notícias



Saúde pública

Novo posto de saúde da Vila dos Sargentos será inaugurado nesta sexta-feira

Unidade antiga que atendia o local fechou em 2017 em função de problemas de segurança e pela estrutura precária

10/01/2020 - 05h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Unidade de saúde será oficialmente inaugurada na manhã desta sexta

Terminou a espera para conseguir uma consulta dentro do próprio bairro. A partir desta sexta-feira (9), a comunidade da Vila dos Sargentos, na zona sul de Porto Alegre, volta a ter uma Unidade de Saúde (US) para chamar de sua. Em 2017, a prefeitura fechou o posto de saúde que funcionava na região. O motivo era a situação precária da estrutura e a ameaça do tráfico, que gerava insegurança aos funcionários da unidade.

O novo espaço fica a cerca de 700 metros do antigo, na Rua Argemiro Ogando Corrêa, via na entrada da Vila dos Sargentos. A mudança de local, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), traz segurança e facilita o acesso dos moradores aos serviços básicos de saúde.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Em comparação com o que era oferecido até 2017, os pacientes vão encontrar avanços significativos a partir de hoje. Conforme dados adiantados com exclusividade pela SMS ao Diário Gaúcho, cinco mil pessoas serão beneficiadas com a abertura da unidade. Isso porque o número de consultórios foi ampliado para quatro _ no antigo espaço, eram dois _ e os dois médicos da família responsáveis pelo atendimento terão carga horária de 40 horas semanais cada _ até 2017, eram dois profissionais do programa Mais Médicos com carga de 32 horas semanais no total. 

André Ávila / Agencia RBS
Consultório odontológico é uma das principais novidades

A maior novidade disponibilizada pela prefeitura fica por conta do atendimento com dentista, já que a unidade é equipada com consultório odontológico. Além de médico e dentista, enfermeiros e técnicos em enfermagem completam a equipe de 16 profissionais da saúde.

Leia também
Guerra do tráfico fecha definitivamente posto de saúde na zona sul de Porto Alegre
Posto de saúde na Vila dos Sargentos, em Porto Alegre, tem abertura adiada para 2019
Faltam 37 médicos nos postos de saúde de Porto Alegre

Serviços

Em se tratando da infraestrutura, a US Morro dos Sargentos conta com salas de procedimentos, de curativos, de coleta e de vacina. O banheiro do local é acessível para pessoas com deficiência (PCD). Para o secretário de Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, a reabertura simboliza um movimento da administração para qualificar as unidades de saúde da Capital. 

— Com essa entrega, a comunidade volta a ter uma estrutura digna. Principalmente, com acesso ao atendimento em saúde bucal. Estamos neste processo para potencializar o trabalho que uma equipe de atenção primária pode oferecer aos seus pacientes — explica Pablo. 

Os profissionais que vão trabalhar na US Morro dos Sargentos fazem parte da Associação Hospital Vila Nova (AHV). A entidade já administra o hospital e a Clínica da Família do bairro Restinga, no extremo sul. Recentemente, a SMS ampliou o contrato com a AHV, que passou a administrar duas US, nas comunidades Macedônia e Hípica.  

André Ávila / Agencia RBS
Por dentro, estrutura novinha esperando os moradores

O investimento total na construção na Vila dos Sargentos foi de R$ 1,4 milhão — verbas do Fundo Municipal de Saúde. O terreno onde o prédio foi erguido pertencia ao Exército. Como contrapartida para uso da área, a prefeitura construiu um muro de 110 metros junto ao espaço. A inauguração da US será hoje, às 9h30min. O atendimento começa no período da tarde. A partir da próxima semana, o local funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Comunidade está ansiosa

A volta do atendimento na comunidade já desperta a curiosidade dos moradores da Vila dos Sargentos. Ontem, enquanto equipes da prefeitura faziam os últimos ajustes no local, quem passava pelo lado de fora espichava os olhos para o terreno, conferindo a novidade. 

Administrador de um comércio próximo ao local, Singlair Dalla Libera, 34 anos, acredita que a volta do atendimento na comunidade será vantajosa também por diminuir o deslocamento dos pacientes — atualmente, os moradores da Vila dos Sargentos estavam sendo atendidos no bairro Guarujá, vizinho da comunidade. 

André Ávila / Agencia RBS
Seu João: "É uma notícia muito boa"

— Como todo mundo foi para o Guarujá, ficou lotado lá. Isso gera demora para conseguir consultar. Agora, que vai voltar a funcionar aqui, acredito que tenha uma melhora nessa quesito — aposta Singlair.

Para o construtor civil aposentado João Maria de Oliveira Ortiz, 73 anos, morador da região há 40 anos, a nova estrutura representa muito para o bairro.

— Quando vim morar aqui, não havia serviço público para nós. Agora, já temos uma creche e o posto de saúde voltando para cá. É uma notícia muito boa — comemora João.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias