Notícias



Explica Aí

O Diário Gaúcho te ajuda a entender o processo de impeachment de Donald Trump

O colunista de assuntos internacionais de ZH, Rodrigo Lopes, contextualiza as chances de o presidente norte-americano deixar o cargo

23/01/2020 - 05h00min


Rodrigo Lopes
Rodrigo Lopes
Enviar E-mail
FABRICE COFFRINI / AFP
Presidente norte-americano é investigado por abuso de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta um processo de impeachment no Senado. Quais as chances de ele deixar o poder? O colunista de assuntos internacionais de ZH, Rodrigo Lopes, explica.

Em que momento está o julgamento?
Bem no início. Hoje, é o terceiro dia de sessões no Senado. Como a maioria das regras não é estabelecida de antemão para a condução do processo de impeachment nos Estados Unidos, cada caso é analisado e votado pelos senadores no início do julgamento. O próprio rito é motivo de disputa entre democratas e republicanos: eles duelam em pontos importantes não definidos como a convocação de novos depoimentos e o acréscimo de documentos.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Por que os democratas querem novos depoimentos e documentos?
Uma das duas acusações contra Trump é de que ele teria impedido a investigação na Câmara. Agora, no Senado, democratas querem poder intimar órgãos do Executivo, como a Casa Branca e o Departamento de Estado, para que forneçam documentos que possam servir de prova no julgamento. Os democratas também querem chamar a depor pessoas que Trump impediu de participar de sessões na Câmara – além de seu chefe de Gabinete, gostariam de chamar o assessor de Mulvaney, Robert Blair, o ex-assessor de Segurança Nacional John Bolton e altos funcionários do Escritório de Orçamento e Gestão da Casa Branca.

Que acusações pesam sobre Trump?
São duas: obstrução da investigação e abuso de poder em um episódio específico: ele teria usado seu cargo para pressionar o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar os negócios de Hunter Biden, filho de Joe Biden – ex-vice-presidente no mandato de Barack Obama e seu principal concorrente nas eleições de novembro. Para atingir seu objetivo, Trump teria congelado uma ajuda militar de quase US$ 400 milhões. Em um telefonema em 25 de julho, pediu para Zelensky investigar a família Biden, mas não mencionou a ajuda militar. Trump também é acusado de tentar impedir a investigação por ter instruído membros do governo a não colaborarem com o inquérito.

Quanto tempo vai durar o processo de impeachment?
Depende das regras que os senadores estão discutindo. Acredita-se que entre três e cinco semanas.Os republicanos querem um julgamento rápido, restrito ao inquérito da Câmara e sem que novas testemunhas sejam ouvidas. Os democratas, ao contrário, desejam um processo o mais longo possível – principalmente para desgastar a imagem do presidente em ano eleitoral uma vez que derrotá-lo no Senado é praticamente impossível.

Leia outros "Explica Aí":
O Diário Gaúcho te ajuda a entender a alta no preço da carne
O Diário Gaúcho te ajuda a entender a onda de protestos no Chile
Entenda a proposta que acaba com a multa para quem não utilizar a cadeirinha para transportar crianças

O que diz a defesa do presidente?
O principal argumento da defesa é de que as ações de Trump envolvendo a Ucrânia são legitimadas pelo fato de o presidente controlar a política externa, independentemente de seus motivos. Os advogados atacam os democratas, afirmando que estão a serviço de um “insaciável apetite partidário de remover Trump do cargo”, o que contaminaria o processo de impeachment.

Trump vai depor?
É pouco provável. Ele afirmou ontem que “adoraria participar” do processo de impeachment, mas que seus advogados o aconselharam a não fazer isso. “Eu adoraria ir. De alguma forma, eu adoraria sentar na primeira fileira e olhar para os rostos corruptos (dos congressistas). Embora eu ache que (os advogados) teriam um problema com isso” disse o presidente, em viagem a Davos, onde participa da reunião anual do Fórum Econômico Mundial.

Qual a chance de Trump sofrer impeachment?
É muito difícil Trump perder. Para que o impeachment seja aprovado, são necessários no mínimo dois terços do Senado – 67 de cem senadores. O Partido Republicano, do presidente, têm 53 membros contra 45 democratas e dois independentes (que votam com os democratas). Ou seja, a oposição só consegue chegar no máximo a 47 votos. Vinte dos 53 republicanos precisariam votar pelo impeachment, algo que, no cenário atual, é praticamente impossível.

O que aconteceria se Trump sofresse o impeachment?
Seu vice, Mike Pence, assumiria, e após passaria o cargo a quem for eleito em 3 de novembro. Não está claro se Trump poderia concorrer no pleito após sofrer impeachment. Caberá à interpretação dada pelos congressistas à Constituição americana.

Algum presidente já sofreu impeachment nos EUA?
Até hoje, apenas dois presidentes foram submetidos a processos de impeachment nos EUA: Andrew Johnson (1868) e Bill Clinton (1998-1999), ambos absolvidos – Richard Nixon renunciou em 1974, evitando um afastamento iminente por causa do escândalo Watergate. Ou seja, nunca um presidente dos EUA foi retirado do poder por impeachment.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias