Notícias



Receita do Leitor

Torta de maçã da Luciane: aprenda o passo a passo da tradicional sobremesa

Moradora de Esteio conta como preparar a deliciosa receita - que a família toda adora

19/02/2020 - 08h00min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Ela queria provar a famosa torta das histórias do Pato Donald

Foi das histórias em quadrinhos do personagem Pato Donald que a autônoma Luciane Souza, 44 anos, de Esteio, conheceu a torta de maçã.

— Nos Estados Unidos, a “apple pie” – em português, torta de maçã – é muito conhecida. Na história do Pato Donald, a vovó Donalda fazia a famosa receita, e o cheiro atraía. Parecia muito bom, e eu queria provar — relembra Luciane.

LEIA MAIS
Massa curinga da Karina: aprenda a preparar a base para diversos salgados
Apenas oito minutos no micro-ondas: conheça o bolo de aveia da Ester
Pudim de sorvete da Claudia: aprenda o passo a passo da sobremesa

Segundo a autônoma, em casa, todos adoram a torta e, por isso, ela usa a maior fôrma disponível. Já são mais de 20 anos fazendo a receita, que, hoje, ela mostra no passo a passo.

— Com o tempo, fui melhorando a massa da torta. Antes da facilidade da internet, eu achava que ela precisava de fermento. Ficava diferente. Mas, agora, sei como fazer a massa podre, e é muito simples. Não tem nada de sofisticada — conta.

De acordo com Luciane, dá para fazer a receita gastando pouco e escolhendo bem os ingredientes.

— Mesmo não estando na época de maçãs, tem lugares que vendem com um preço bom, como no centro de Porto Alegre. O item de valor mais alto é o açúcar mascavo, mas não vai muito na receita. Uma dica importante é comprar uma margarina com maior teor de lipídios para deixar a massa menos quebradiça e esfarelenta — explica a autônoma.

Outra dica é a mistura de uma maçã verde entre as maçãs do tipo gala:

— A maçã verde é um pouco mais azedinha, dá uma equilibrada no doce. Além disso, também faço a mesma massa para a torta de banana, ela é aberta por cima e adiciono merengue.

Meu segredinho

/// Luciane conta que coloca suco de limão no preparo do recheio da torta:
— Espremo meio limão e misturo nas maçãs picadas. É bom para dar mais acidez e não ficar tão doce. Além disso, o limão conserva a maçã, e ela não escurece.

TORTA DE MAÇÃ

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Recheio feito com maçãs do tipo gala

INGREDIENTES

Massa podre
✔ 500g de farinha de trigo
✔ 300g de margarina
✔ 2 colheres (sopa) de açúcar branco
✔ 1 pitada de sal

Recheio
✔ 1kg de maçã do tipo gala
✔ 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
✔ 1 colher (café) de canela em pó
✔ 5 cravos
✔ 1 colher (sopa) de farinha de trigo
✔ Suco de 1/2 limão
✔ Opcional: uma pitada de noz-moscada

Modo de preparo

/// Prepare o recheio: misture o suco de limão nos pedaços de maçã. Junte o açúcar, a farinha, a canela e os cravos às maçãs e misture bem. Reserve.

/// Na preparação da massa, misture os ingredientes com as mãos até atingir o ponto, que é quando não está mais grudenta. Modele uma bola com a massa e divida ao meio. Deixe descansar por 20 minutos.

/// Com uma das metades, espalhe a massa em uma fôrma de fundo removível untada. Modele a massa nas bordas do recipiente. Leve ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos a 200°C. Retire e espere esfriar para colocar o recheio. A outra metade da massa será usada na decoração da torta: abra-a com um rolo e corte em tiras.

/// Coloque a mistura das maçãs sobre a massa. Polvilhe canela e açúcar sobre as maçãs. Para decorar, disponha as tiras de massa por cima do recheio. Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que fique dourada.

TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 15 minutos
RENDIMENTO: 8 fatias 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG. 
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você. 
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Ipiranga, 1.075, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90169-900. 

Produção: Caroline Tidra 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor
 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias