#DG20ANOS
Alexandre Bach: "Aprendi no DG a trabalhar para o meu leitor"
Editor-chefe do Diário Gaúcho entre 2000 e 2004, além de gerente executivo do Grupo RBS entre 2004 e 2014, Bach compartilha suas lembranças do DG
Anotem aí a receita de sucesso do Diário Gaúcho. Muitas vezes, pronunciei essa frase ao longo do tempo que tive a honra de comandar a Redação do DG e liderar uma talentosa equipe. Apresentava a tal receita durante palestras para profissionais e estudantes de Jornalismo.
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Ingrediente 1: o DG é um jornal que foca em seu leitor. E todos corriam para anotar a dica. Ingrediente 2: o DG acorda todo dia para ajudar o seu leitor a se relacionar com o seu mundo. Mais anotações. Ingrediente 3: a pauta do DG é feita a partir da vida de seus leitores. Mais anotações ainda, mas a partir desse momento eu dava outro rumo para a conversa. “Pessoal, qual o jornal do mundo que não deve focar em seu leitor, que não deve ajudar o seu leitor?”
Isso me lembra muito quando empresas anunciam o seu "reposicionamento" e avisam que, com a mudança, passam a focar nas necessidades de seus clientes. Mas então estavam focadas no quê?
Aprendi no DG a trabalhar para o meu leitor, compromisso primordial de qualquer jornal, mas que, por muitas razões, o jornalismo brasileiro foi perdendo ao longo das décadas, reportando apenas para si mesmo.
O sucesso do jornalismo popular do DG fez isso: resgatou o jornalismo de raiz.