Notícias



Cuidados redobrados

Lar de idosos em Esteio tem quatro casos de coronavírus confirmados

Registros envolvem duas residentes, uma senhora que esteve por 12 horas no local e uma cuidadora

14/05/2020 - 18h30min


Juliana Bublitz
Juliana Bublitz
Enviar E-mail

Um asilo em Esteio, na Região Metropolitana, registrou quatro casos de coronavírus nas últimas duas semanas, envolvendo uma funcionárias e três idosas — uma delas permaneceu no lar por apenas 12 horas. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a situação é acompanhada de perto, a casa geriátrica está adotando todos os cuidados necessários e, até agora, não houve complicações.

O primeiro caso relacionado ao Lar de Idosos Paz e Amor foi detectado há cerca de duas semanas, quando uma cuidadora de 47 anos teve o diagnóstico de covid-19 confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

— Assim que saiu o resultado, o setor de epidemiologia do município entrou em contato conosco e nos passou todos os protocolos de segurança, que foram seguidos à risca. A cuidadora foi afastada imediatamente — afirma o administrador do lar, Evandro Fernandes, 48 anos.

Depois disso, os residentes também passaram por testes. Três deram positivo. Um dos casos envolve uma mulher de 60 anos que recém havia chegado à entidade geriátrica, mas logo foi levada ao hospital por apresentar febre e dificuldades para urinar. Lá, ela teve o diagnóstico de coronavírus confirmado. Segundo o prefeito Leonardo Pascoal, ela segue internada. 

— A idosa foi para o hospital com quadro de infecção urinária, mas foi testada para a covid-19. Não tem sintomas de coronavírus e está estável, sem uso de respirador. Deve ser testada novamente na segunda-feira, para ver se o vírus continua ativo — diz Pascoal.

Os outros dois casos envolvem uma cadeirante de 71 anos e uma acamada de 85, que seguem no lar, em total isolamento. 

— Estamos fazendo tudo o que é possível para evitar a propagação da doença. As residentes estão isoladas em um quarto, e as visitas externas estão proibidas para todos desde o dia 15 de março. Sempre nos preocupamos muito com o uso de equipamentos de proteção individual e com a higienização — ressalta Fernandes.

Leia também
Ação da EPTC fiscaliza uso de máscara no transporte coletivo de Porto Alegre
Coronavírus reduz total de vagas em albergues, e prefeitura amplia abrigos 24h para moradores de rua na Capital
Donos de restaurantes estão divididos sobre retomada de atendimento presencial

Na manhã desta quinta-feira (14), uma equipe da secretaria esteve mais uma vez no lar para verificar a situação e revisar os protocolos de segurança. Novos testes deverão ser realizados nos próximos 10 dias. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Boll, as pacientes estão bem.

— As idosas que permanecem no local estão assintomáticas. Isso demonstra porque é tão importante fazermos testes em massa, diretriz que viemos adotando aqui em Esteio. Se não tivéssemos feito os testes, a difusão da doença poderia ser muito maior. Seria um grande risco — diz Ana.

Conforme a secretária, o lar tem boas condições estruturais (com quartos e banheiros individuais) para garantir o confinamento. Para situações em que isso não é possível, a prefeitura criou o Centro de Acolhimento Provisório de Pessoas Idosas.

Com capacidade inicial de 15 vagas, o espaço é voltado principalmente para homens e mulheres com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social, que tenham suspeita de covid-19 ou diagnóstico confirmado da doença. A ideia é que o local receba tanto idosos de clínicas quanto de residências sem condições de assegurar a quarentena (ou de protegê-los de outros moradores enfermos).

Com o aval do governo do Estado, a estrutura foi montada no alojamento do Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a Expointer, e já está pronta para receber pacientes. Segundo o prefeito, a capacidade poderá aumentar para até cem pessoas, conforme a necessidade. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias