Notícias



Receita do Leitor

Saiba preparar o bolinho de batata-doce recheado da Mônica: delícia saudável para crianças e adultos

Prato pode ser usado em lanches ou como complemento do almoço ou jantar

13/05/2020 - 13h17min


Cáren Cecília Baldo
Cáren Cecília Baldo
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal
A nutricionista Mônica Broilo e sua receita

Foi pensando num lanche da tarde nutritivo e saudável para as crianças da escola de educação infantil na qual atua que a nutricionista Mônica Broilo, de Porto Alegre, criou o bolinho de batata-doce recheado. 

– Queríamos uma receita que fugisse um pouco de bolo, pão, e que fosse uma opção salgada. Buscamos ingredientes que as crianças aceitavam melhor. Então, surgiu essa ideia. 

Originalmente, conta Mônica, era para ser uma coxinha de frango. O recheio seria de frango desfiado, e a batata-doce serviria como a massa. Porém, como o prato é bastante versátil, pode ser feito de diferentes formas: com recheio de frango, carne ou legumes e massa de batata-doce ou aipim, por exemplo. E as variações seguem, pois o bolinho é um ótimo lanche mas, também, um complemento delicioso para o almoço de crianças e adultos. 

Propósito na educação alimentar

Mônica é formada há 15 anos e relembra que sempre teve vontade de trabalhar com educação alimentar. Atuando inicialmente com crianças, percebeu que o foco desse processo deveria estar no adulto. Assim, passou a se dedicar ao atendimento a famílias.

– O propósito do meu trabalho é fazer com as pessoas entendam que uma alimentação saudável e adequada é um processo de aprendizagem, que precisamos ver um sentido, procurar o que é o melhor para a gente e buscar esse desenvolvimento de forma gradual, tranquila e leve. Sou favorável a uma alimentação gentil, sem restrições, em que os pacientes possam ver um propósito em se alimentar bem – finaliza.

LEIA MAIS   
Brigadeirão de forno do Cadu: receita fácil e gostosa para adoçar os dias de isolamento
Massa versátil do Rossano: aprenda a fazer pão e pizza a partir da mesma receita
Muffin misto quente da Juliette: aprenda a fazer um lanche rápido

MEU SEGREDINHO
/// A ideia de Mônica é facilitar o preparo do bolinho, mas a técnica pode ser usada, também, em outras receitas:
– Depois de preparar um molho de guisado, frango ou carne de panela, a dica é congelá-lo em forminhas de gelo, aquelas menores. Assim, será possível usar os cubos no recheio do bolinho quando for fazê-lo. Basta colocar um cubinho dentro de cada bolinho e, quando for assar, deixar um pouco mais de tempo no forno em função de estar congelado.

CONFIRA A RECEITA DO BOLINHO RECHEADO

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Delicinha!

INGREDIENTES
✔ 500g de batata-doce cozida, bem macia
✔ 1 colher (sopa) de manteiga
✔ 250g de picadinho de carne, frango desfiado ou picadinho de legumes (podem ser usadas sobras do almoço)
✔ 1 cebola picada
✔ Alho picado (opcional)
✔ Temperinhos naturais a gosto
✔ 1 colher (café) de sal
✔ 1 ovo batido
✔ Aveia em flocos para empanar

MODO DE PREPARO

/// Em uma panela, refogar bem a cebola e o alho. Acrescentar a carne picadinha, o frango desfiado ou os legumes, o sal e os temperos naturais da sua preferência. Refogar e reservar.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Amassar bem com o garfo a batata doce previamente cozida. Adicionar a manteiga e uma pitada de sal. Com as mãos, misturar bem até a batata ficar com um aspecto liso e homogêneo. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Pegar pequenas porções de batata (do tamanho de uma colher de sobremesa) e espalhar na palma da mão. No centro, colocar o recheio (equivalente a uma colher de café) e envolver com a batata-doce, formando um bolinho. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Em um prato, coloque o ovo batido e, em outro, a aveia em flocos com uma pitada de sal. Passe os bolinhos no ovo batido e, depois, empane com a aveia em flocos. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Assar em uma forma levemente untada até dourar, cerca de 15 minutos em forno médio. Observar e virar os bolinhos na metade do tempo. 

TEMPO DE PREPARO: 45 minutos (sem contar o preparo do recheio)
RENDIMENTO: em torno de 20 bolinhos e, para um lanche, calcula-se que sirva cinco pessoas

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.   
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.   
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 




MAIS SOBRE

Últimas Notícias