Notícias



Receita do Leitor

Cupcakes salgados da Franci

Leitora de Capão da Canoa mostra o passo a passo do bolinho com recheio de frango e cobertura de maionese

24/06/2020 - 12h34min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Coloridos e saborosos

Com sabor semelhante ao da torta de frango, os cupcakes preparados pela dona de casa Francielle Silva Rodrigues, 40 anos, levam poucos ingredientes e são rápidos de fazer. Conhecida como Franci, a moradora de Capão da Canoa conta que a ideia dos bolinhos salgados surgiu como uma forma de agradar seu esposo. Franci já produzia cupcakes doces para encomendas. 

LEIA MAIS  
Espaguete à carbonara da chef Cátia
Pizza de frango da Geny: saiba como preparar uma massa crocante e fininha
Creme de cebola do Jorge: opção quentinha e saborosa para os dias de frio  

– Ele não é fã dos cupcakes doces. Até recomendava para as pessoas, mas nem sequer provava. Então, comecei a fazer os salgados para ele comer, mas foi um sucesso aqui em casa. Tenho que fazer o dobro da receita para todos comerem – conta Franci, mãe de três jovens. 

Franci relembra que, quando mais jovem, não esperava que iria levar jeito para cozinha. Segundo ela, a vontade de se aventurar nas panelas surgiu depois do nascimento dos filhos:

– Eu queria que eles tivessem a mesma memória afetiva de momentos em família, como eu tenho dos almoços da minha avó. Aí comecei a fazer comidinhas, descobri que gosto de temperos. Hoje, me considero uma boa cozinheira. 

Hoje, a dona de casa compartilha as receitas e dicas no seu Instagram. Por meio do aplicativo, ela encontrou formas de interação com outras mulheres do lar. Além disso, como leitora assídua do DG, Franci exibe os kits do Junte & Ganhe com suas delícias.

MEU SEGREDINHO

/// Sempre que o sal estiver úmido, basta colocá-lo na frigideira e levar ao fogo baixo por alguns minutos. Mexa com uma espátula. O sal vai ficando fininho e soltinho. Após, passe numa peneira de metal e deixe esfriar antes de colocar no saleiro. Além de estar seco, o consumo será menor ao salpicar em cima do alimento. 

CUPCAKE TORTA DE FRANGO

INGREDIENTES

Massa
✔ 3 ovos
✔ 1 xícara (chá) de óleo
✔ 1 xícara (chá) de leite
✔ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
✔ 1 colher (sopa) de fermento em pó (de bolo)
✔ Queijo ralado a gosto
✔ Sal a gosto
✔ 1 gema de ovo para pincelar

Recheio
✔ 400g de frango desfiado e temperado

MODO DE PREPARO

/// Coloque no liquidificar todos os ingredientes da massa, exceto o fermento. Bata a massa até ficar homogênea. Após, acrescente o fermento na mistura e bata novamente. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Coloque as forminhas de papel para cupcakes em uma fôrma específica para os bolinhos. Adicione nelas uma colher (sopa) de massa e um punhado de recheio, ou uma colher (chá). Cubra o recheio com uma ou duas colheres (sopa) de massa. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

/// Leve ao forno em temperatura média, entre 180°C e 200°C, por cerca de 25 minutos ou até dourar. Antes de ficar pronto, tire do forno rapidamente e pincele a gema de ovo em cima dos cupcakes. Coloque novamente no forno por mais 5 minutos. Teste com um palito se a massa está pronta. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

DICA: coloque como cobertura maionese, purê de batata ou cream cheese.
RENDIMENTO: 15 a 18 bolinhos
TEMPO DE PREPARO:
40 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.    
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias