Notícias



Receita do Leitor

Espaguete à carbonara da chef Cátia

Um clássico da culinária italiana que pode ser feito na sua casa e não requer muitos ingredientes. Confira a receita da especialista!

17/06/2020 - 11h13min


Cátia Leal / Senac
Selfie para mostrar um prato delicioso

Uma receita simples, rápida e gostosa! É como a chef de cozinha Cátia Leal, 40 anos, do Senac de Santa Cruz do Sul, descreve o espaguete à carbonara. O prato, que é uma boa pedida para dias mais frios, leva poucos ingredientes e não demanda muito conhecimento culinário. 

LEIA MAIS  
Pizza de frango da Geny: saiba como preparar uma massa crocante e fininha
Creme de cebola do Jorge: opção quentinha e saborosa para os dias de frio  
Biscoito de queijo da Marluce: saiba como preparar a receita mineira  

Clássico da cozinha italiana, a carbonara leva bacon, ovos, queijo parmesão e a água do cozimento para acertar o ponto. 

– A massa à carbonara é prática e requer pouco tempo de produção. É o prato para aqueles momentos que procuramos algo gostoso para comer, mas tem que ser rapidinho de fazer. Além disso, é um prato completo, pois dá saciedade. E o detalhe: não envolve muitas panelas – comenta a chef. 

Com uma década de experiência dentro das cozinhas, Cátia explica uma parte importante para a massa ter cremosidade: 

– Para quem quer fazer a carbonara, uma dica é não deixar cozinhar a massa até o final, pois, na mistura com o bacon, ela continua cozinhando. Também é bom reservar um pouco da água do próprio cozimento da massa. No momento em que for introduzir os ovos com o queijo, é recomendável colocar um pouquinho de água para a cremosidade ficar mais líquida. 

MEU SEGREDINHO

/// Minha dica é abusar bastante das ervas frescas, porque elas sempre trazem um sabor para todos os preparos. As ervas acrescentam muito e também contribuem para a diminuição da quantidade de sal. As ervas frescas que eu mais utilizo são o tomilho, a sálvia, orégano, manjerona, salsinha e cebolinha. Inclusive tenho elas na minha horta de casa. 

ESPAGUETE  À CARBONARA

Cátia Leal / Senac

INGREDIENTES
✔ 300g de massa tipo espaguete
✔ 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
✔ 95 g de bacon cubos
✔ 4 ovos (2 inteiros e 2 gemas)
✔ 100g de parmesão ralado
✔ Pimenta do reino a gosto
✔ 1 colher (sopa) de sal  

MODO DE PREPARO

/// Leve, ao fogo alto, uma panela com dois litros de água. Adicione o sal e deixe ferver. Após a fervura, coloque o espaguete. Misture e deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem, ou até um pouco menos. 

/// Enquanto o macarrão cozinha, prepare o restante dos ingredientes. Em um recipiente, bata, com um garfo, os ovos inteiros, as gemas e o parmesão. Reserve.

Cátia Leal / Senac

/// Leve ao fogo uma frigideira grande. Quando estiver quente, coloque o azeite e sele o bacon até dourar. Mexa de vez em quando por cerca de 4 minutos. Não deixe o bacon queimar.

Cátia Leal / Senac

/// Quando o espaguete estiver cozido, reserve uma xícara da água do cozimento. Escorra o restante da água do espaguete, a descarte e transfira a massa para a frigideira com o bacon quente. Acrescente os ovos com o parmesão e misture, formando um creme. Desta forma, o calor da massa irá cozinhar os ovos. Adicione aos poucos a água do cozimento do espaguete e misture delicadamente com a frigideira em fogo baixinho, até obter um molho mais encorpado. O processo é rápido: não deixe por muito tempo ou pode passar do ponto. Finalize com pimenta do reino moída na hora.

RENDIMENTO: 2 porções
TEMPO DE PREPARO:
20 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.    
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias