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Demanda de décadas da comunidade, Cachoeirinha terá novo acesso à freeway

Construção de nova alça no km 83 da rodovia permitirá saída no sentido Litoral e deve diminuir tráfego na Avenida Flores da Cunha.

29/07/2020 - 05h00min

Atualizada em: 29/07/2020 - 05h00min


Elana Mazon
Elana Mazon
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Jefferson Botega / Agencia RBS
Obras devem estar concluídas até fevereiro de 2021

Começou no dia 18 de julho e está prevista para ser finalizada em fevereiro de 2021 uma obra muito esperada por motoristas de Cachoeirinha e de outros municípios da Região Metropolitana: uma nova alça de acesso à freeway, no quilômetro 83, que ligará a rodovia à Avenida Papa João XXIII. Na prática, a intervenção permitirá o ingresso e a saída do município no sentido Litoral. 

Atualmente, os motoristas de Cachoeirinha só conseguem acessar a freeway em direção à Capital. Quem quer ir no outro sentido, precisa dirigir até a Avenida Assis Brasil e realizar o retorno. Também não é possível, para quem se desloca pela freeway em direção ao Litoral, acessar o município. 

A alça, que complementará uma interconexão que já existe, ajudará também a desobstruir parte do tráfego diário da Avenida Flores da Cunha, principal via de acesso aos bairros da cidade, segundo a prefeitura. A obra está sob responsabilidade da CCR Viasul, empresa atualmente responsável pela freeway e por outras rodovias do Estado. 

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A situação foi mostrada em reportagem do Diário Gaúcho em 2014. Mas a questão é anterior: segundo o movimento Livre Acesso à Freeway, pode-se dizer que a demanda por um acesso iniciou praticamente junto com o início da concessão da freeway à Concepa, que administrou a rodovia de 1997 até 2018 – ou seja, há mais de duas décadas.

– Aquele contrato não previa a construção de acessos. E durou 20 anos (depois, foi prorrogado por mais um ano, em 2017). Só com a nova concessão é que a obra foi prevista – explica Marco Barbosa, coordenador do movimento e vereador de Cachoeirinha.

O movimento Livre Acesso, que inclui membros da sociedade, políticos e comerciantes de quatro cidades – além de Cachoeirinha, Gravataí, Viamão e Alvorada – existe desde 2013. O objetivo em comum é melhorar o trânsito na região, que representa um gargalo, e, com isso, tentar diminuir o custo da movimentação da indústria.

Jefferson Botega / Agencia RBS
Melhor acesso para moradores de Cachoeirinha e região

Dono de uma fábrica de móveis sob medida nas imediações da obra, Luiz Eduardo Lima será um dos beneficiados. Segundo ele, a questão do acesso vai ajudar os clientes a encontrar o estabelecimento com mais facilidade.

– Quem vem de Gravataí, entra direto. Mas os clientes de Porto Alegre têm que acessar por dentro, é mais complicado. A mesma coisa quando eu tenho que ir até os clientes no Litoral, por exemplo. Vai ficar muito mais fácil de localizar a minha empresa e para fazer entregas, estou com uma expectativa boa – relata.

Mais obras em andamento

Segundo a CCR Viasul, além da alça no quilômetro 83, também estão em andamento outras obras na região: em Gravataí, no quilômetro 80, um acesso contemplará três novos movimentos de entrada e saída ao município, em ambos os sentidos. 

Uma das alças  permitirá a quem trafega em direção ao Litoral, acessar Gravataí pela Rua Jorge Tadeu. Um outro acesso ligará a Rua Nutrella à freeway no sentido Porto Alegre, e quem segue pela rodovia no sentido Capital poderá ingressar pela Rua Vicinal Junção.

Outra reivindicação antiga da região é a mudança do local do pedágio, que atualmente fica no quilômetro 77 da freeway, em Gravataí. A cobrança no local está prevista para terminar à meia-noite do dia 15 de agosto, e a nova praça ficará no quilômetro 60, ainda em Gravataí. Segundo a CCR ViaSul, a mudança – que estava estipulada em contrato – vai ocasionar uma diminuição de 20% nos valores arrecadados em Gravataí. 

– São vitórias muito importantes, demandas antigas que vão beneficiar diretamente todos os municípios – finaliza Marco Barbosa.


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