Guaíba inaugura novo hospital 100% SUS - Notícias

Versão mobile

 
 

Reforço na saúde21/07/2020 | 19h51Atualizada em 21/07/2020 | 19h51

Guaíba inaugura novo hospital 100% SUS

Instituição terá 40 leitos que atenderão pacientes com covid-19 até amenizar a pandemia no Estado

Guaíba inaugura novo hospital 100% SUS Marco Favero / Agência RBS/Agência RBS
Cerimônia de inauguração do hospital foi realizada nesta terça-feira Foto: Marco Favero / Agência RBS / Agência RBS

O Hospital Municipal Berço Farroupilha, em Guaíba, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (21) e começará a funcionar na próxima quinta-feira (23), a partir das 7h. Ele vai atender 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e terá, inicialmente, 30 leitos clínicos e 10 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Até amenizar a pandemia de coronavírus no Estado, os 40 leitos  do novo hospital de Guaíba serão destinados a pacientes com covid-19. Depois, passará a atender pacientes de baixa e média complexidades e terá maternidade.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Com a abertura do hospital, o antigo Pronto-Atendimento (PA) da cidade, que fica no mesmo local, passará a ser a unidade de emergência e urgência do Hospital Municipal Berço Farroupilha. Desde o fechamento do Hospital Nossa Senhora do Livramento, há cinco anos, a cidade de Guaíba contava apenas com o serviço do PA.

Segundo o prefeito de Guaíba, José Sperotto, a meta do hospital é chegar 82 leitos e ser um reforço no atendimento aos cerca de 400 mil habitantes dos 19 municípios das regiões Carbonífera e da Costa Doce.

Pronta desde 2015, a estrutura do novo hospital já contava até com equipamentos para a futura maternidade, serviço que deixou de ser oferecido na região há uma década. A demora para a abertura do prédio ocorreu por falta de verba para colocar o hospital em operação e a conclusão da compra de equipamentos e das exigências da Vigilância Sanitária do Estado. 

 — Vamos continuar fazendo as obras de recuperação e melhorias nas instalações porque a meta é ter mais 42 leitos e a nossa tão sonhada maternidade, assim que a pandemia passar  — comentou Sperotto.

Leia também
"É revoltante ver o comportamento da sociedade", diz primeiro paciente com covid-19 do Hospital Conceição
Inscrições estão abertas para voluntários interessados em testar a vacina contra o coronavírus no RS
Auditoria do TCE aponta indícios de irregularidades na contratação de hospital de campanha de Cachoeirinha

Ainda segundo o prefeito de Guaíba, foram investidos cerca de R$ 7 milhões vindos de emendas parlamentares destinadas ao hospital ao longo dos anos. 

 GUAÍBA, RS, BRASIL - 2020.07.20 - O Hospital Berço Farroupilha terá inicialmente 40 leitos, sendo 10 UTIs e 30 leitos clínicos. Todos os leitos serão usados para casos de coronavírus, porém, depois que passar a pandemia, os leitos serão automaticamente utilizados para qualquer tipo de enfermidade. O hospital será de baixa e média complexidades. (Foto: ANDRÉ ÁVILA/ Agência RBS)Indexador: Andre Avila
Casa de saúde conta com 40 leitosFoto: André Ávila / Agencia RBS

Por mês, inicialmente, serão necessários R$ 1 milhão para manutenção e funcionamento da instituição, conforme o prefeito. Os recursos virão do município, do governo do Estado, responsáveis cada um por 25% do valor, e da União, que desembolsará 50%. 

O contrato é do Estado com a administradora do hospital, Associação Mahatma Gandhi, instituição sem fins lucrativos selecionada pelo município de Guaíba.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e o governador, Eduardo Leite, previstos para estarem no evento, não puderam comparecer devido à incompatibilidade de agendas. Estiveram presentes o vice-governador, a secretária da Saúde do RS, o presidente da Assembleia Legislativa, entre outras autoridades.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros