Notícias



Convênio com a UFRGS

Postos de Porto Alegre registram movimento em primeiro dia de testes para coronavírus

Sistema de saúde da Capital ampliou a capacidade de testagem para covid-19 em mais 500 exames diários do tipo RT-PCR, considerado o "padrão-ouro", a partir desta quinta-feira (23)

23/07/2020 - 21h17min


Guilherme Justino
Guilherme Justino
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Porto Alegre ampliou capacidade de testagem para novo coronavírus na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde

Seis unidades de saúde de Porto Alegre receberam, nesta quinta-feira (23), os primeiros pacientes em busca de testagem para o novo coronavírus. Os postos nos bairros Agronomia, Cascata, Cristal, Hípica, Humaitá e Lami tiveram movimentação ao longo do dia, ainda que sem registro de aglomerações. Com o acréscimo dessas unidades, a Capital passa a ter condições de aplicar até 1,6 mil testes diariamente.

A orientação da prefeitura é que, ao identificar sintomas da covid-19, como dor de garganta, febre e tosse, os moradores de Porto Alegre devem procurar a unidade de saúde de referência ou diretamente aquelas onde as tendas estão instaladas (veja os locais e os horários de funcionamento abaixo) para encaminhar a coleta do exame.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Foi o que fez o engenheiro civil Eduardo Abelin. Primeiro paciente a ser atendido na Unidade de Saúde Cristal, ele procurou um médico que emitiu a autorização para fazer o exame.

— Tive contato com uma pessoa que deu positivo no exame realizado na rede privada. E estava com sintomas de dor de cabeça e dor no corpo fortes. Por isso fui na tenda fazer a coleta para o exame — explica.

Apesar do desconforto na coleta – que envolve exame nas narinas e na garganta –, ele ficou satisfeito com o atendimento e a praticidade. Agora, espera receber os resultados em até quatro dias.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Eduardo fez o exame na Unidade de Saúde Cristal

Os testes diários são do tipo RT-PCR, considerado “padrão-ouro”, que detecta a presença do vírus nos primeiros sete dias de aparecimento dos sintomas. 

A ampliação na testagem em Porto Alegre foi possível a partir de convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Fundação de Apoio da UFRGS. O contrato para a realização de até 160 exames diários, no valor de R$ 4,32 milhões pagos com recursos do Fundo Municipal de Saúde, foi publicado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial de Porto Alegre. Os demais 340 testes diários serão viabilizados por termo aditivo. Os exames serão realizados pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

Leia também
Fila de espera por consulta com especialista aumenta em Porto Alegre após pandemia
Hospital da Brigada Militar inaugura 10 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19
Porto Alegre recebe 87 denúncias por dia sobre desrespeito aos decretos de distanciamento

Reservados inicialmente a pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde, os testes passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e idosos de residenciais geriátricos. A ampliação para todas as pessoas com sintomas teve início em 6 de maio e, em 15 de julho, para familiares de sintomáticos confirmados – no último caso, testes rápidos de sangue para identificar a presença do vírus.

Tendas da atenção primária em Porto Alegre

  • Unidade de Saúde Diretor Pestana – Rua Dona Teodora, 1.016 – Humaitá (das 8h às 20h)
  • Unidade de Saúde São Carlos – Avenida Bento Gonçalves, 6.670 – Agronomia (das 8h às 20h)
  • Unidade de Saúde 1º de Maio – Avenida Professor Oscar Pereira, 6.199 – Cascata (das 8h às 20h)
  • Unidade de Saúde Cristal – Rua Cruzeiro do Sul, 2.702 (das 7h às 19h)
  • Unidade de Saúde Paulo Viaro – Estrada do Lami, 4.488 (das 8h às 17h)
  • Unidade de Saúde Moradas da Hípica – Rua Geraldo Link, 235 (das 7h às 19h)

MAIS SOBRE

Últimas Notícias