Notícias



Eu Sou do Samba

Primeira ala de passistas plus size do Rio Grande do Sul promove inclusão por meio do samba

Grupo, que existe desde 2018, é inspirado em outro semelhante, criado em São Paulo

23/07/2020 - 05h00min


Liliane Pereira
Liliane Pereira
Arquivo Pessoal / Plusamba Sul
Gurias lutam contra o preceito no meio do samba

Eu costumo dizer que o Carnaval é uma das culturas que mais integra as pessoas, independentemente de gênero, estilo, cor de pele e diversas outras características. E é justamente nesse clima que uma ala que nasceu em São Paulo também encanta em Porto Alegre. A Plusamba Sul chegou à capital gaúcha em 2018, trazendo um projeto que tem por objetivo a inclusão da mulher gorda na sociedade. A responsável pelo grupo aqui é a Rosana Lopes.

– Trabalhamos com três vertentes: ação, ritmo e movimento. Em outras palavras, ações sociais, samba, pois somos a primeira ala de passistas plus do Rio Grande do Sul, e a movimentação contra o preconceito, a gordofobia, entre outras questões – conta Rosana.

Leia outras colunas Eu Sou do Samba

A ala desfila há dois anos e já participou das escolas União da Vila do IAPI, Academia de Samba Praiana e Filhos de Maria. Sobre o motivo e o significado de ter uma ala com mulheres gordas, Rosana diz que “é o mais real sentido de empatia”.

– Em um cenário artístico, cultural e estrutural, no qual a estética é referência, nós e nossos corpos, tidos por muitas pessoas como sendo fora do padrão, estamos inseridas nele. Somos mulheres reais! Totalmente capazes de realizar tudo ao que nos propomos! Somos grandes, literalmente – relata Rosana, com muito bom humor.

Preconceito

Uma das participantes conta que sente muito o preconceito das pessoas quanto ao seu peso:

– Quando entramos em qualquer lugar, principalmente para dançar e apresentar o nosso trabalho, vemos os risos das pessoas que acham que não poderíamos estar ali dançando, levando alegria e sendo a gente mesma – diz Fernanda Rouvel.

Leia também
Entidades anunciam que União da Vila do IAPI permanece no Grupo Ouro
Império da Zona Norte promove festival virtual de sambas-enredo
Iniciativa solidária de soberanas do Carnaval agora arrecada cobertores e agasalhos

Sorriso é resposta

E a resposta delas para isso é o sorriso no rosto.

– Eu acho que é a nossa principal arma e o nosso principal escudo. É com ele que a gente quebra a risada da pessoa que está nos olhando com deboche. É com ele que a gente agradece, que a gente se sente mais bonita, e que a gente se sente mais empoderada – acrescenta Rosana.

Mas a empatia dessas mulheres vai muito além. A Plusamba Sul costuma realizar ações sociais para ajudar quem precisa. No último domingo, 19, em parceria com a corte oficial do Carnaval de Porto Alegre, o grupo fez distribuição de sopa, material de higiene e roupas para moradores de rua.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias