Notícias



Liberação temporária

Primeiro dia de reabertura do comércio em Porto Alegre tem filas e movimentação intensa no Centro Histórico

Lojas de rua e de shoppings foram autorizadas a funcionar até domingo

07/08/2020 - 17h00min


Eduardo Pinzon
Enviar E-mail

Porto Alegre voltou a abrir, nesta sexta-feira (7), lojas de rua, salões de beleza, shoppings e galerias. A reabertura foi possível após uma decisão da prefeitura da Capital divulgada na quinta-feira (6) em atenção ao Dia dos Pais. Nesta manhã, muita gente aproveitou para fazer compras. 

Na Avenida Voluntários da Pátria, na área central, a circulação se intensificou a partir das 10h. Na frente das lojas, vendedores convidavam quem passava pela rua para entrar nos estabelecimentos.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

A esteticista Kethelen Farias de Castro, 25 anos, veio de Viamão, na Região Metropolitana, em busca dos últimos itens para a chegada da filha. Ela está grávida de nove meses e, segundo os médicos, o parto deve acontecer até o final do mês.

— Preciso de um pijama para mim, alguns produtos de farmácia que vou usar na maternidade. O enxoval da Catarina já está todo comprado. Em relação à pandemia, eu até tenho medo, mas agora sou obrigada a ir ao hospital para a chegada da minha filha — diz.

O funcionário de uma loja de calçados na região do camelodrómo comemorou a reabertura. O local ficou fechado desde o início da pandemia. Nesta manhã, os tênis voltaram a ser expostos em uma vitrine e os primeiros clientes começaram a chegar. 

— A expectativa é das melhores, mas vamos ver como vai ser depois de domingo — comentou Leandro Silva. 

As lojas de rua, de centros comerciais e de shoppings poderão funcionar de hoje até domingo (9), em Porto Alegre, sem restrição de horário para essas atividades. A maioria dos estabelecimentos visitados pela reportagem de GaúchaZH na Voluntários da Pátria realizava a medição de temperatura nos clientes e oferecia álcool gel.

Mercado Público com filas 

Depois de permanecer um mês com as portas fechadas para circulação interna, o Mercado Público reabriu às 8h30min desta sexta-feira (7). Antes da abertura, cerca de 40 clientes formaram uma fila no portão do Largo Glênio Peres. O auxiliar administrativo Fernando Dietrich era o primeiro da fila. Ele teve de sair de casa para realizar exames médicos e aproveitou para dar um pulo no local e garantir mantimentos.

Leia também
"Significa levar esperança para a população", diz coordenador de testes com vacina chinesa contra coronavírus em Porto Alegre
Depois de um ano e meio do anúncio, Carris apresenta seus novos ônibus
Movimento Tradicionalista Gaúcho decide cancelar eventos presenciais até o final do ano

— Prefiro comprar no Mercado pelo preço, pela qualidade e coisas que a gente só encontra aqui. Gosto de comprar frios e pescados — conta.

Do lado de dentro, o atendimento só ocorre pelos balcões, não sendo permitida a entrada nas bancas. Uma das proprietárias da peixaria Mar Azul, Lidiane Maciel diz que a expectativa para voltar a ocupar o caixa do estabelecimento estava grande: 

— A emoção de voltar a trabalhar foi grande, tomara que todo mundo siga se cuidando para conseguirmos seguir atendendo os clientes. 

A administração do Mercado solicita à população que apenas um integrante por família se desloque para as compras. O número de pessoas que poderão acessar a área correspondente a 25% do total apontado no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias