Notícias



Fé durante a pandemia

Em procissão motorizada, centenas de fiéis participam da festa de São Jorge na Capital

Mesmo sob chuva, carreata reuniu mais de 200 veículos por ruas do bairro Partenon

27/09/2020 - 20h47min


GZH
GZH

Centenas de fiéis participaram, na manhã deste domingo (27), da procissão em homenagem a São Jorge, que este ano ocorreu em formato de carreata na Capital. Por volta das 11h, cerca de 200 veículos se concentraram em frente à Igreja São Jorge do Partenon, na Avenida Bento Gonçalves, e seguiram a imagem do santo, transportada em uma caminhonete da Brigada Militar por ruas do bairro Partenon. Esta foi a 67ª edição da festa de São Jorge, evento celebrado tradicionalmente em abril, que precisou ser adiado em razão da pandemia.

Iniciada após a celebração de uma missa presidida pelo pároco Sérgio Belmonte, a procissão durou cerca de uma hora. Mesmo sob chuva, grande parte dos fiéis manteve os vidros dos carros abertos, acenando com balões e espadas de São Jorge. Em um carro de som, cantores entoavam cânticos religiosos e músicas populares brasileiras.

— Foi lindo! Entramos na comunidade, e muitas pessoas estavam nas janelas das casas, nos esperando e cantando junto conosco — conta Belmonte.

Leia mais
Moradores de Esteio lamentam perda da renda extra que costumavam obter com a Expointer
Trocas solidárias mobilizam comunidade de Três Coroas
Mesmo com troca de empresa, usuários ainda reclamam da demora dos ônibus em Sapucaia do Sul

Ao final da carreata, o pároco fez a bênção dos automóveis, para protegê-los contra acidentes, roubos, furtos e defeitos mecânicos.

— Para que as pessoas possam se locomover até seu trabalho ou lazer em paz — explica.

Após a procissão, um almoço reuniu aproximadamente 200 pessoas no salão paroquial da igreja, onde foi servido galeto e salsichão. O número representa menos da metade da capacidade do local, que costumava reunir mais de 500 fiéis no evento em anos anteriores.

Na noite deste domingo, uma missa encerrou as festividades. A celebração pode ser acompanhada na paróquia (Avenida Bento Gonçalves, 2948, esquina com a Rua Dr. Salvador França), que está com a capacidade reduzida, ou pelas redes sociais da igreja.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias