Notícias



Receita do Leitor

Tudo de Laranja da Taís: veja o passo a passo de um bolo que é esperado no café da tarde

A receita da moradora de Porto Alegre foi premiada com a terceira colocação do Concurso Culinária

14/10/2020 - 12h15min


André Ávila / Agencia RBS
Delícia que agrada toda a família

Feito com a fruta in natura, o bolo de laranja da diretora pedagógica Taís Brasil, 43 anos, foi uma das receitas premiadas no Concurso Culinária, promovido por DG e Asun Supermercados. Moradora da zona leste de Porto Alegre, Taís conta que o preparo foi inspirado em um bolo de família:

– Eu testo várias receitas. Gosto de cozinhar desde muito pequena. Certo dia, lembrei de um bolo que minha mãe fazia e resolvi adaptar a receita. O resultado foi um preparo que leva o sabor bem peculiar da laranja. A receita foi super aceita na minha casa. É o preferido da minha filha. 

LEIA MAIS
Receita campeã: Lasanha de Abacaxi da Verenice
Matambre recheado da Mari: confira o passo a passo
Charque caseiro da Carla: confira o passo a passo

Vizinhos

A degustação dos bolos de Taís não fica apenas com o esposo e a filha – a vizinhança também conhece os seus dotes culinários:

– Como o bolo é grande, eu divido com os vizinhos. Não sou daquelas que guarda a receita só para mim, adoro compartilhar. Esse bolo, inclusive, é famoso em outros lugares, como no trabalho de uma das minhas irmãs e na pescaria do meu marido. Pessoas que eu nem conheço já o provaram! 

Segundo Taís, a inscrição do bolo no Concurso Culinária aconteceu por influência de sua irmã:

– Mandei mais duas além dessa, porque pensava que o bolo de laranja era algo muito simples para concorrer. Mas minha irmã, que diz que ele “é o mais esperado nas tardes de domingo”, insistiu que eu o inscrevesse. Deu certo, o bolo foi escolhido! 

MEU SEGREDINHO
/// – Um toque diferente é untar a fôrma com óleo e açúcar, pois ajuda o bolo a ficar mais molhadinho e, na hora de desenformar, ele não quebra. Mas essa técnica só funciona com os mais cítricos, como de limão e bergamota. O bolo de cenoura fica muito doce se for untado dessa maneira.

André Ávila / Agencia RBS
Fofinho e saboroso

INGREDIENTES
✔ 4 xícaras de farinha de trigo
✔ 3 xícaras de açúcar
✔ 1 xícara de óleo de girassol
✔ 4 ovos
✔ 2 colheres (sopa) de fermento
✔ 3 laranjas
✔ 2 xícaras de açúcar confeiteiro

MODO DE PREPARO

/// Lave bem duas laranjas e corte-as em quatro partes. Tire a parte branca do meio e descarte. 

/// Pique em pedaços e bata no liquidificador com os ovos e o óleo. Peneire a mistura (opcional). 

/// Em uma tigela separada, acrescente a farinha, o açúcar e o fermento. Misture. Depois, adicione a massa do liquidificador e mexa até ficar homogênea. Unte uma fôrma com furo no meio com óleo e açúcar. Asse em forno preaquecido a 180°C por 45 minutos. Teste com um palito para saber se está pronto.

/// Cobertura: misture um pouquinho do suco de meia laranja com duas xícaras de açúcar de confeiteiro. Deixe bem grossinho, caso contrário escorre e fica no prato. Não vai ao fogo. 

RENDIMENTO: 12 fatias
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.               
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.               
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias