Notícias



Receita do Leitor

Especial para diabéticos: aprenda a fazer o bolo de cenoura com cobertura de chocolate diet do chef Gabriel

O chef do Senac Tramandaí procurou ingredientes acessíveis e alternativos para o preparo de uma receita

25/11/2020 - 17h20min


Laura Köller David / Senac/RS
Bolo leva ingredientes alternativos

Novembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a diabetes. A doença crônica é diagnosticada quando o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz para controlar a quantidade de glicose no sangue. Em alguns casos, a ingestão de açúcar se torna proibida. 

Aproveitando a passagem do Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14 de novembro) e pensando em ajudar na variação de receitas saborosas que podem ser consumidas por diabéticos, o chef do Senac Tramandaí, Gabriel Maschio, 27 anos, conversou com nutricionistas para preparar um bolo de cenoura com cobertura de chocolate diet. 

– Não é um nicho em que atuo com frequência, por isso, tive um trabalho de pesquisa. Preparar receitas para diabéticos não é apenas tirar o açúcar, mas é balancear o carboidrato, que também se transforma em açúcar no sangue. É comum, nesta área, a utilização de farinhas de amêndoas, nozes, entre outras, que são mais caras. Por isso, quis pensar em ingredientes que possam ser acessíveis a todos os públicos – conta o chef.

Segundo Gabriel, é importante a adição de fibras na composição de um bolo balanceado. Além disso, ele não utilizou farinha integral, que pode ser uma opção. 

A próxima Receita do Leitor será mais uma opção de prato para diabéticos: uma torta de sorvete.  

LEIA MAIS
Panelinhas de morango da Gabrieli: confira a receita testada no kit Tropicalíssimo
Bolo de coco cremoso da Mari Araújo: confira a receita preparada pela colunista
Bolinho de batata recheado com costelinha de porco do chef Endrigo

MEU SEGREDINHO
///  – O adoçante culinário “forno e fogão” é um tipo que pode ser levado ao fogo. Tem alguns que deixam gosto residual na receita. A sucralose, a stevia ou o xilitol deixam menos. 

INGREDIENTES

Massa
✔ 3 ovos separados
✔ 3/4 de xícara de adoçante culinário forno e fogão
✔ 1/2 xícara de chá de óleo de girassol (125ml)
✔ 200g de cenoura descascada e picada (2 unidades pequenas)
✔ 3/4 de xícara de farinha de grão de bico
✔ 1/4 de xícara de farinha de arroz ou fécula de batata
✔ 1/3 de xícara de aveia em flocos ou 1/4 de xícara de linhaça ou chia
✔ 20g de fermento químico em pó

Calda
✔ 200ml de leite de coco
✔ 20g de cacau em pó (sem açúcar)
✔ 1/3 de xícara de adoçante culinário forno e fogão
✔ 30g de óleo de coco ou manteiga ou margarina light
✔ 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

/// Massa: na batedeira, bata as claras de ovos até ficar em ponto de neve e reserve. No liquidificador, coloque as gemas, o óleo, o adoçante e as cenouras. Bata por 5 minutos, até ficar uma mistura homogênea. Se precisar, adicione 1/4 de xícara de leite desnatado para ajudar a bater.

/// Coloque a massa em um recipiente e acrescente a farinha de grão de bico já peneirada, e a farinha de arroz ou a fécula de batata, também peneirada, e o fermento. Acrescente a aveia em flocos e misture tudo. Ao final, incorpore à massa, delicadamente, as claras em neve.

/// Coloque a massa em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 25 a 30 minutos.

/// Calda: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Continue mexendo. Quando ferver, deixe cozinhar por 3 minutos e desligue o fogo. Despeje a calda quente no bolo. Delicie-se!

TEMPO DE PREPARO: 40 minutos
RENDIMENTO: 10 fatias

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!  
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                   
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                   
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias