Notícias



Receita do Leitor

Especial para diabéticos: saiba como preparar a torta de sorvete diet do chef Gabriel

Com as festas de fim de ano chegando, a sobremesa sem açúcar pode ser uma boa opção para pessoas com diabetes

02/12/2020 - 18h30min

Atualizada em: 09/12/2020 - 15h22min


Laura Köller David / Senac-RS
Teste às cegas não encontrou diferenças para o sorvete tradicional

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14 de novembro), o chef do Senac Tramandaí, Gabriel Maschio, 27 anos, preparou receitas saborosas que podem ser consumidas por diabéticos sem peso na consciência. Ele pesquisou sobre ingredientes alternativos e conversou com nutricionistas para preparar a torta de sorvete diet e bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que foi publicado aqui, na Receita do Leitor, semana passada. 

Segundo o chef, o sorvete que é feito com adoçante não apresenta qualquer  diferença no paladar do sorvete que é feito com açúcar:

– Fiz o teste às cegas com alunos do Senac, e ninguém disse que não era um sorvete tradicional. É uma receita tranquila de fazer e uma boa opção de sobremesa para diabéticos.

Gabriel lembra que o adoçante culinário “forno e fogão” é um tipo que pode ser levado ao fogo: 

– Tem alguns adoçantes que deixam gosto residual na receita. Neste sorvete, utilizei um produto a base de sucralose e stevia, e o resultado foi muito bom! 

LEIA MAIS  
Especial para diabéticos: aprenda a fazer o bolo de cenoura com cobertura de chocolate diet do chef Gabriel
Panelinhas de morango da Gabrieli: confira a receita testada no kit Tropicalíssimo
Bolo de coco cremoso da Mari Araújo: confira a receita preparada pela colunista 

MEU SEGREDINHO
///  – Na hora de fazer o merengue para o sorvete, as claras e o adoçante não podem ferver. É só aquecer até 60ºC, caso tenha termômetro. Mas, se não tiver, teste com o dedo para saber se está bem quente. Não pode deixar muito no fogo, pois vira omelete. 

INGREDIENTES

Leite condensado diet
✔ 150ml de água fervente
✔ 100g de leite em pó desnatado ou integral instantâneo
✔ 25g de adoçante culinário “forno e fogão” à base de sucralose e stevia

Sorvete
✔ 1 receita de leite condensado diet
✔ 4 gemas
✔ 2 xícaras de leite desnatado
✔ 20g de amido de milho
✔ 1 colher (chá) de essência de baunilha

Merengue (para ser incorporado ao sorvete)
✔ 4 claras
✔ 1 colher (chá) de adoçante culinário a base de sucralose e stevia
✔ 200g de creme de leite UHT

Ganache de cobertura
✔ 150g de chocolate meio-amargo diet picado
✔ 200g de creme de leite UHT

MODO DE PREPARO

/// Leite condensado: em um liquidificador adicione a água fervente, o adoçante e o leite em pó. Bata bem. Após, desligue o liquidificador e raspe as laterais. Bata novamente por 2 minutos até adquirir consistência. 

/// Sorvete: no mesmo liquidificador em que está o leite condensado batido, adicione as gemas, o leite e o amido de milho. Bata por 1 minuto até tudo estar bem incorporado. 

/// Coloque mistura batida em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando ferver, diminuir a altura do fogo e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo e reserve. 

 /// Merengue: em uma tigela de inox ou vidro, coloque as claras e o adoçante. Leve ao banho-maria, mexendo sempre até que as claras estiverem bem quentes. Não deixe ferver. 

/// Bata essa mistura ainda quente na batedeira até ficar bem firme. Retire da batedeira e adicione delicadamente o creme de leite ao merengue. Misture-o ao preparo do sorvete cozido anteriormente.

/// Unte uma fôrma de pudim com uma camada fina de óleo. Despeje o creme de sorvete pronto, cubra com filme-plástico e leve ao freezer por 12 horas.

/// Ganache (preparar um pouco antes de servir a torta): em banho-maria, derreta o chocolate meio-amargo diet. A parte, levar o creme de leite ao micro-ondas ou ao fogo em uma panela até amornar. Junte creme de leite ao chocolate e misture até ficar tudo bem incorporado. Retire a torta de sorvete do freezer e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos para que fique mais fácil de desenformar. Vire a torta em um prato, cubra com a ganache e sirva.

TEMPO DE PREPARO: 20 minutos + 12 horas no congelador
RENDIMENTO: 12 fatias

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                    
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias