Notícias



Receita do Leitor

Focaccia da Flavinha: aprenda a fazer um aperitivo de origem italiana 

A focaccia pode ser acompanhada de patês e molhos

30/12/2020 - 19h28min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Cobertura da receita pode ser escolhida à vontade

A última receita do ano é um prato típico da Itália, que parece pizza caseira e pode ter diferentes recheios. A Flávia Correa, 34 anos, analista da venda avulsa do Diário Gaúcho, ensina o preparo da focaccia – que se pronuncia “focátia”. A receita serve bem como aperitivo e para acompanhar uma bebida no final do dia, como vinho ou cerveja. 

– A focaccia é uma receita do lado italiano da minha família. Aprendi com a minha mãe, mas a minha fica mais gostosa (risos). No home office, me aventurei mais na cozinha – conta Flávia, bem humorada. 

Segundo ela, um dos segredos para a focaccia ficar gostosa é ter paciência para deixar crescer: 

– Tem que deixar a massa dobrar de tamanho. No início, eu não tinha muita paciência. Mas, quando ela cresce, a receita dá certo. Já nas coberturas, dá para usar a criatividade, pois podem ser diversas. Já fiz com ricota, azeitonas ou só com azeite e sal, porque a massa já é deliciosa.

LEIA MAIS   
Ceia de Ano-Novo da vó Nelba: aprenda a fazer o filezinho suíno com farofa de banana
Suco energético da Juliette
Especial para diabéticos: saiba como preparar a torta de sorvete diet do chef Gabriel 

Flávia sugere que a cobertura pode ser de calabresa, bacon ou legumes, conforme a preferência de quem prepara. Ela explica que a fôrma para colocar a focaccia deve ser maior, porque a massa não deve encostar nas laterais. Assim, as bordas ficam crocantes. 

– É um aperitivo que impressiona na hora de receber uma visita e está muito na moda, como se pode ver nas padarias. É uma opção muito gostosa! – finaliza.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Massa fofinha

INGREDIENTES
✔ 500g de farinha de trigo
✔ 5g de fermento biológico
✔ 2 batatas pequenas cozidas
✔ Sal a gosto
✔ 200ml (aprox.) de água
✔ Cobertura a gosto 

MODO DE PREPARO

/// Cozinhe as batatas. Após cozidas, reserve-as e guarde a água do cozimento. 

/// Coloque a farinha em um recipiente e, dentro de um buraco no centro da farinha, despeje o fermento. Adicione uma colher de sopa de água em cima do fermento para começar a reagir. 

/// Com as batatas mornas e descascadas, misture-as com a farinha. Se for sovar à mão, amasse as batatas como um purê. Se for usar a batedeira (com o gancho), pode colocar as batatas inteiras. Misture na batedeira (velocidade baixa) até ficar com textura de uma farofa. 

/// Com a água do cozimento morna, adicione lentamente na massa. O ponto da massa é quando não grudar o dedo. Se a massa ficar muito úmida, adicione um pouco mais de farinha. Depois de sovar, deixe a massa descansar de 40 a 50 minutos. Ela precisa dobrar de tamanho e ficar bem fofa. 

/// Unte uma fôrma grande e despeje a massa no centro dela. Com uma espátula, abra a massa dentro da fôrma, mas não deixe as bordas encostarem nas laterais do recipiente. 

/// Com a massa espalhada, coloque a cobertura de sua preferência. Flávia usou tomate, manjericão, sal, alecrim e azeite. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos. 

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                      
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                       
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias