Notícias



Saúde animal

Criado há um ano, Samu veterinário atendeu mais de 800 cães e gatos em Esteio

Serviço da prefeitura completou um ano, com mais de 800 atendimentos realizados gratuitamente aos pets da comunidade

22/01/2021 - 12h13min

Atualizada em: 22/01/2021 - 12h24min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Veterinários do municípios visitam animais e fazem atendimento gratuito

Em Esteio, na Região Metropolitana, os donos de animais de estimação podem recorrer a um serviço público incomum, mas muito útil. Trata-se do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, conhecido como Samuvet. Ele foi criado para que a administração pública possa ir até os animaizinhos da cidade que precisam de auxílio. 

Leia mais
Confira os prazos e descontos oferecidos para pagar o IPTU na Região Metropolitana
Iniciativa promove atividades no portão da casa de idosos, em Esteio
Número de vereadoras eleitas na Região Metropolitana cresceu 52,9%

Cães e gatos de rua ou comunitários, além de bichinhos de estimação cujos donos são famílias de baixa renda integrantes do Cadastro Único (CadÚnico), têm direito a usar o Samuvet.

Como o próprio nome diz, o Samuvet serve para atendimentos de urgência e emergência. Porém, vai além disso. Todas as demandas que chegam são avaliadas e classificadas entre urgência, emergência e eletivo. Assim, os agendamentos são feitos com os donos e vários atendimentos podem ser realizados durante a semana, como explica Luciane Baretta, coordenadora do setor de Bem Estar Animal da prefeitura. O serviço faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

—  Claro, em casos como atropelamentos de cães de rua, por exemplo, a gente desloca imediatamente, pois é uma urgência. Mas boa parte dos atendimentos podem ser agendados —  diz Luciane.

Atendimento

Os tutores não levam os animais ao canil municipal. Todo serviço é feito pelo Samuvet. Depois do pedido, em casos menos urgentes, o atendimento é marcado e o veículo vai até o animal de estimação. Algum tutor deve estar junto durante o atendimento — exceto para os cães de rua que não são comunitários e não possuem nenhum responsável. Um veterinário  faz o atendimento e ali mesmo prescreve os medicamentos, caso necessário. Se o atendimento for mais complexo, o animal pode ser transportado até a sede do Bem Estar Animal, onde ficam o canil municipal e os leitos de ambulatório para os bichinhos. 

— Em situações que necessitam intervenção cirúrgica, a prefeitura tem convênio com uma clínica. Neste caso, o Samuvet faz o transporte do animalzinho até lá — conta Luciane.

No mês passado, o Samuvet completou um ano. Neste período, conforme e coordenadora, foram 831 atendimentos realizados com a ambulância pet. Castrações, por exemplo, foram 495. 

Luciane explica que os animais de rua que não tem condições de retornar para o local onde foram recolhidos ficam no canil municipal. Atualmente, são cerca de 50 bichinhos nesta situação. A coordenadora ressalta, entretanto, que apesar de não irem para as ruas, eles podem ser adotados. Em 2020, foram 33 pets doados pelo canil, o que mostra uma rotatividade positiva.

— É importante que as pessoas adotem esses bichinhos, para que eles tenham uma melhor qualidade de vida, já que não podem retornar às ruas — alerta a coordenadora. 

Usuários elogiam atendimento rápido

Na semana passada, o Diário Gaúcho acompanhou o trabalho do Samuvet em dois bairros de Esteio. A primeira parada foi na Vila Pedreira. Lá, o gatinho Téo, da diarista Silene Borges Vieira, 47 anos, apresentava dificuldades para andar. A equipe fez o atendimento na residência da família, receitou medicamentos para Téo e indicou um novo chamado para quando o tratamento for concluído.

— Ligamos em uma sexta-feira para abrir o protocolo, retornaram no mesmo dia e já marcaram o atendimento para segunda-feira — conta Silene, que conheceu o Samuvet por meio das redes sociais da prefeitura de Esteio.

No bairro Jardim Planalto, o problema era com a cachorra Mariazinha, da auxiliar de limpeza Janaína da Rosa Bueno, 44 anos. Ela foi atropelada em uma sexta-feira, mas a gravidade não era tanta, então, o animalzinho pôde ser atendido na segunda. Medicada e com a perna afetada pelo acidente imobilizada, Mariazinha já está pronta para se recuperar do susto.

— Foi muito bom termos conseguido o atendimento. É muito importante que tenha esse serviço público para os bichinhos — cita Janaína. 

Conheça o serviço

/// Quem pode solicitar: responsáveis por cães e gatos comunitários (que vivem nas ruas) e famílias que tenham registro no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), claro, residentes em Esteio.

/// Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

/// Como solicitar: por meio da Ouvidoria da Prefeitura, no telefone 0800-541-0400.

/// Também é possível abrir solicitação pelo aplicativo Fiscale.vc, que está disponível via computador ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store.

/// Pessoas interessadas em auxiliar o canil municipal com materiais de higiene animal e remédios podem fazer contato pelo telefone (51) 3459-4494.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias