Notícias



Receita do Leitor

Dia do Cacau: aprenda a fazer brownie com paçoca da chef Cátia

A receita foi pensada com ingredientes acessíveis

24/03/2021 - 11h48min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Do amargo do cacau ao agridoce da paçoquinha

A próxima sexta-feira é o Dia do Cacau – a principal matéria-prima do chocolate. O fruto típico da América tropical tem, originalmente, um sabor amargo. Pensando na data, a chef de cozinha Cátia Leal, 40 anos, do Senac de Santa Cruz do Sul, preparou um brownie de cacau com paçoca de amendoim. 

– Essa receita traz ingredientes acessíveis e que remetem à infância. Além do chocolate, no passado, era comum o consumo de amendoim na Páscoa. Nessa receita, o sabor do cacau se sobressai e fica uma combinação muito gostosa com a paçoquinha – explica a chef. 

LEIA MAIS  
Doce de Portugal: aprenda a fazer a Aletria da Cristine
Amor Engaiolado: conheça o docinho de amendoim da Janaína
Maionese de castanha de caju do chef Uil: aprenda a fazer uma receita com sabor e mais saudável 

Segundo Cátia, o brownie com a farofa da paçoca é uma mistura de sabores que vão do amargo do cacau ao salgado com doce que tem na paçoquinha.

Ela faz um alerta em relação ao tempo de forno, pois, se o brownie assar durante um período maior do que o sugerido, poderá ficar ressecado. Para evitar esse resultado, a chef sugere o teste do palito: ele tem de sair úmido da massa. 

– Além do cuidado com o forno, sugiro, para quem não tem habilidade na cozinha, que separe todos os ingredientes porcionados. Use uma xícara de medida padrão. Então, só depois de tudo organizado, comece a preparar a receita. Não tem como dar errado – afirma. 

MEU SEGREDINHO
/// – Para qualquer preparo à base de farinhas, eu oriento que passe-as pela peneira. Às vezes, até mais de uma vez. Peneirar a farinha traz leveza para a massa e agrega ar. O resultado é um bolo fofinho. Na confeitaria, meus alunos peneiram até três vezes, sempre em movimentos leves. 

 INGREDIENTES
✔ 3 ovos em temperatura ambiente
✔ 1 e 1/3 de xícara de açúcar
✔  1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo (peneirada)
✔ 3 xícaras de chocolate em pó
✔ 150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
✔ 6 paçocas esfareladas (aprox. 90g)

 MODO DE PREPARO 

 /// Em uma batedeira, coloque os ovos, o açúcar e a manteiga e misture bem. Adicione o chocolate em pó aos poucos e por último a farinha de trigo. A mistura pode ser feito a mão, mas a massa fica bem pesada.

/// Coloque a massa numa assadeira (com tamanho aproximado de 20cm x 20cm) untada, forrada com papel manteiga. Após, acrescente as paçocas esfareladas por cima de maneira uniforme, que cubra toda a massa. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

/// Corte em pedaços quadrados e embale, se preferir!

RENDIMENTO: em média 12 fatias
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias