Notícias



Receita do Leitor

Maionese de castanha de caju do chef Uil: aprenda a fazer uma receita com sabor e mais saudável

De fácil preparo, a maionese pode ser servida com diversos acompanhamentos

03/03/2021 - 11h28min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Mais saudável e super saborosa

Para quem opta por descobrir sabores diferentes e ter uma rotina alimentar mais saudável, a maionese de castanha de caju pode surpreender. O chef Uilian Fanfa, 31 anos, de Porto Alegre, ensina o preparo de uma salada de batatas-doces com creme de castanha de caju – que também pode ser chamado de maionese. 

– Ela leva muito sabor e é prática para preparar. Além do gosto diferente, dá para acrescentar queijos, como o parmesão. Acho indispensável adicionar um pouco de suco de limão e sal – explica o chef. 

LEIA MAIS
Escondidinho de coração ao molho barbecue: conheça a receita premiada da Daiane
Pão de Santo Antônio: saiba como preparar a tradicional receita com a Angélica
Cookies de cacau e amendoim da Brenda: aprenda a fazer um lanche saudável 

Conforme Uil, a receita serve como base para várias misturas e pode ser consumida com diferentes acompanhamentos:

– Dá para misturar com qualquer batata, ou com mandioquinha, por exemplo. Também dá para comer em torradinhas, como patê. Assim como usamos a maionese tradicional. 

Ele destaca que dá para fazer essa opção com outras oleaginosas, como castanha-do-pará, mas o resultado é diferente, podendo ser enjoativo. 

Uil é estudante de Gastronomia, mas já trabalha com alimentos há mais de três anos. Atualmente, ele atua como personal chef em uma linha de alimentação funcional e nutritiva: 

– Acabei me especializando muito mais em orgânico, hortas, em promoção da saúde. Mas sempre busco pesquisar opções que sejam nutritivas e, ao mesmo tempo, levem muito sabor. Em contrapartida, sempre amei a confeitaria. Vou tentar futuramente unir o saudável com a confeitaria. 

MEU SEGREDINHO
///  A batata não pode ser muito cozida. Se estiver, vira um purê. Tire do cozimento assim que o garfo entrar facilmente e deixe esfriar. Misture só quando as batatas estiverem bem frias. 

INGREDIENTES
✔ 150g de castanhas de caju
✔ 2 batatas-doces médias
✔ 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
✔ 20g de queijo parmesão
✔ Pimenta a gosto
✔ Sal a gosto
✔ Suco de 1/2 limão 

MODO DE PREPARO

/// Em um recipiente, coloque as castanhas e as cubra com água fervente. Tampe o recipiente e deixe descansar por 1 hora. O processo vai hidratar as castanhas. 

/// À parte, cozinhe as batatas-doces em uma panela.

/// Após hidratadas, separe as castanhas da água e reserve o líquido para o processo seguinte. 

/// Coloque as castanhas no liquidificador e bata. Adicione a água reservada aos poucos até atingir uma consistência cremosa. 

/// Depois de a mistura estar homogênea, coloque-a em um recipiente e adicione o suco de limão, o parmesão ou outro queijo e o sal. Misture bem. Após, acrescente o azeite de oliva e misture de novo. 

/// Adicione pimenta na batata-doce e misture-a com o creme. Coloque a quantidade que achar necessário, e a salada de batatas estará pronta para servir. 

RENDIMENTO: 4 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias