Notícias



Receita do Leitor

Torta de aipim da Mariani: aprenda um prato que é boa opção para dias mais frios

Recheada com frango e queijo, a receita é um xodó da moradora de Gravataí

31/03/2021 - 21h40min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Mari e sua sugestão para o friozinho que vem chegando

Moradora de Gravataí, a auxiliar de escritório Mariani Alós, 22 anos, ensina o preparo de um prato que é seu favorito: a torta de aipim. A receita que é recheada com frango desfiado e queijo é aquela que Mariani sempre pedia para sua mãe fazer no dia do seu aniversário. 

– Minha família chama a receita de torta de aipim. Ela fica parecida com uma lasanha. Aprendi com a minha mãe e todos na minha casa gostam. Mas é um xodó meu, sempre que podia, pedia para ela fazer. Hoje, eu que faço – conta Mari. 

Adentrando a época do aipim, que segue até o mês de julho, Mari garante que o prato é uma ótima pedida nos dias mais frios. 

Mari compartilha um pouco da sua rotina, das receitas e dicas para cuidados do lar na sua página no Instagram.

LEIA MAIS  
Dia do Cacau: aprenda a fazer brownie com paçoca da chef Cátia
Doce de Portugal: aprenda a fazer a Aletria da Cristine
Amor Engaiolado: conheça o docinho de amendoim da Janaína 

– Sempre postei algumas coisas relacionados à casa, à limpeza, à cozinha, e meu marido me incentivou a publicar mais. Foi muito legal ver pessoas fazendo minhas receitas, usando produtos que eu indico. Conheci outras donas de casa – explica. 

Além das práticas no lar, ela compartilha momentos com a filha: 

– Mostro que, mesmo quando trabalhamos fora de casa, conseguimos fazer outras coisas e nos dedicar ao nosso lar e à família. Coloco no Instagram como eu sou. 

 MEU SEGREDINHO
///  Mariani sugere como untar as assadeiras e travessas:
– Tenho costume de untar com margarina pelo fato de que, após a refeição, é bem mais fácil de lavar o recipiente. Não fica a mesma coisa quando uso óleo, por exemplo. 

INGREDIENTES
2,5kg de aipim
1,5kg de peito de frango sem osso e sem pele
2 cebolas grandes picadas
2 tomates grandes picados
1 pimentão grande picado
1 molho de tempero verde
Tempero a gosto
2 sachê de molho pronto
600g de queijo mussarela
100ml de leite
2 colheres (sopa) de margarina
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

/// Cozinhe o aipim com sal até que se desmanche. Depois de pronto, amasse-o e tire os fiapos. Adicione margarina e leite e misture até formar um purê de aipim.

///  Cozinhe o frango na panela de pressão já com tempero. Adicione água até três dedos acima do frango. Após o tempo de cozimento, tire a água, feche a panela e sacuda até desfiar todo o frango.

///  Em uma panela refogue cebola, tomate, pimentão, tempero verde e temperos (que podem ser manjericão, manjerona e orégano). Depois de bem refogado, adicione o molho pronto e deixe ferver. 

///  Misture o frango desfiado com o molho e deixe ferver mais um pouco. Desligue e reserve.

///  Em uma travessa, coloque uma camada não muito grossa de aipim, uma de queijo, uma de frango, uma de queijo e outra de aipim. Termine com frango e cubra com queijo. Polvilhe orégano se desejar. Após montar, leve ao forno preaquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar o queijo.

RENDIMENTO: 8 porções
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor



MAIS SOBRE

Últimas Notícias