Notícias



Receita do Leitor

Aprenda a fazer o queijo mussarela caseiro da Simone

Com apenas 200g de mussarela, a moradora de Campo Bom mostra o preparo da receita que multiplica o queijo e é súper fácil!

26/05/2021 - 15h14min

Atualizada em: 26/05/2021 - 15h58min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Prático e fácil de fazer

Atualmente, queijo é um item que pesa no bolso na ida ao mercado. Como forma de substituir o produto que vai bem em sanduíches, massas e outras delícias, Simone Schaedler, 35 anos, mostra como fazer o queijo mussarela caseiro. Moradora de Campo Bom, ela aprendeu a receita com sua mãe. O preparo leva apenas 200g de mussarela, que pode ser fatiada ou em pedaços.

– É uma receita muito fácil de fazer. E fica uma maravilha! Minha mãe faz há muito anos. Lembro que eu ainda era criança e já comíamos o que chamamos de queijo “molinho” – conta Simone, que é professora mas, hoje, se dedica ao lar, ao filho e à sua página no Instagram.

LEIA MAIS
Boeuf Bourguignon: aprenda a preparar a receita de carne ao vinho do chef Matheus Troglio
Ratatouille da Angélica: confira como preparar um prato rápido e saudável
Canjica branca de doce de leite: saiba como fazer a receita do chef Cássio Cevallos

Misturas

Ela conta que o resultado da receita do queijo caseiro pode render mais de 1,5 quilo e pode ser feita tanto com leite integral quanto desnatado. 

– O preparo é simples. Prefiro misturar o amido de milho com o leite no liquidificador para não deixar nenhuma bolinha. Depois, é só levar para o fogo, e é bem rápido chegar no ponto – explica. 

Simone ainda destaca que podem ser misturados na massa do queijo linguicinha calabresa ou ervas finas, de acordo com a preferência. 

– Para derreter, eu coloco o queijo na frigideira, porque as fatias ficam mais grossinhas quando se corta com a faca. Ele não é igual ao tradicional, mas fica bem parecido – afirma. 

Na sua página do Instagram, Mone compartilha outras receitas, dicas de maternidade, alimentação e um pouco da sua rotina como dona de casa. 

MEU SEGREDINHO

– Quando queima o arroz durante o preparo, desligo o fogo, coloco uma fatia de pão dentro da panela e tampo. Deixo alguns minutos, e o pão absorve o cheiro de queimado do arroz. 

Ingredientes
 1 litro de leite
200g manteiga ou margarina
200g de queijo mussarela
200g amido de milho (uma caixa pequena)
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

/// Bata no liquidificador o leite com o amido de milho. Coloque essa mistura na panela e acrescente o queijo, a manteiga e o sal. 

/// Em fogo baixo, mexa sempre até desmanchar o queijo e a margarina. Cozinhe por 5 minutos, aproximadamente. A mistura fica mais firme e homogênea, e o ponto para tirar do fogo é quando a massa se solta da panela.

/// Coloque em um pote e deixar esfriar. 

/// Após estar em temperatura ambiente, leve à geladeira por duas horas e está pronto!

TEMPO DE PREPARO: 15 minutos + 2 horas de geladeira
RENDIMENTO: 1,5 quilo de queijo

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias