Notícias



Cadê a solução?

Em Cachoeirinha, trecho da Estrada Passo do Nazário segue pendente

Apesar das melhorias, um trajeto curto ainda requer investimentos

29/05/2021 - 05h00min

Atualizada em: 29/05/2021 - 05h00min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Flávio conta que sente raiva da situação

Há alguns anos, o Diário Gaúcho acompanha a situação da Estrada Passo do Nazário, que liga as cidades de Canoas, Cachoeirinha e Esteio. Antes, a cobrança dos moradores era por manutenção de toda a estrada. Mas houve melhorias significativas, principalmente, nos trechos pertencentes a Canoas e Esteio. Uma parte da estrada, no entanto, ainda é motivo de indignação. 

– A raiva é grande, viu? Desde 2002 moro aqui, e só esse trecho não teve investimento. Quando a patrola vem para manutenção, traz a terra e vai triturando o começo do asfalto – conta o servidor público aposentado Flávio Correa da Silva, 66 anos.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Ali, ele observa carros entrando na contramão para desviar dos buracos no asfalto desgastado

– Parece que a prefeitura esqueceu que esse ponto é de Cachoeirinha – relata. 

Em dias de chuva forte, o transtorno aumenta. Além dos buracos no trecho, que é curto (cerca de 200 metros), o problema é agravado por ser um local mais baixo do que outros pontos, assim, a água se concentra ali. Flávio ainda destaca que a ponte que divide os trechos de Cachoeirinha e Esteio é um local conhecido pelo lixo descartado irregularmente. 

Atenção

A reportagem circulou novamente por toda a extensão da pista, passando no que é, atualmente, o único trecho de chão batido, onde os motoristas diminuem a velocidade para desviar dos buracos. Em uma parte desse trecho, quem dirige não tem a visão dos carros que vêm na direção oposta, e isso também é motivo de atenção, pois é inviável entrar na pista contrária.

Na mais recente reportagem, o representante da pasta de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Cachoeirinha, Cláudio Luiz Pinheiro, reconheceu que Canoas e Esteio conseguiram lidar melhor com os problemas em seus trechos e justifica que o agravante do local é o Arroio Sapucaia, que necessita de drenagem, além do terreno baixo na área, que causa os constantes alagamentos. À época, o município afirmou que mantinha conversas com a Defesa Civil para elaborar um documento ao governo estadual, pedindo ajuda para trabalhar no local, que depende de elevação do terreno, intervenções ambientais e auxílios às famílias que vivem na região.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Descarte de lixo também é problema à margem da estrada

Projeto em andamento

À frente da pasta desde janeiro, o secretário Léo Charão explica que a equipe técnica está finalizando um projeto para o trecho. Ele diz que, até o fim do primeiro semestre, o levantamento dos serviços necessários no local e do custo estará pronto. Já a captação de recursos para concluir o trecho, por emenda parlamentar ou financiamento, será tratada no segundo semestre deste ano.

O secretário confirma que os problemas na região não poderiam ser resolvidos apenas com a colocação de asfalto:

– Temos que levantar a pista, fazer a drenagem e canalização do arroio e, para isso, precisamos do levantamento da área técnica para ter um valor atualizado – esclarece. 

Já em relação ao lixo, Charão afirma que a prefeitura faz limpezas periódicas, uma ou duas vezes por semana. Na quinta-feira passada, a equipe esteve na região. 

–  Eles passam cortando grama, vegetação e recolhendo todos os tipos de lixo. Porém, como é uma questão de cultura, não temos visto resultado, mesmo com a limpeza –  conclui. 

MEIA PROMESSA

/// Levantamento dos serviços necessários no local e do custo de investimento pronto até o meio do ano. Captação de recursos está prevista para o segundo semestre deste ano. Após, encaminhamentos para a obra. Não existem prazos. 

Produção: Caroline Tidra

Leia mais notícias na seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias