Notícias



Receita do Leitor

Bolo de churros: confira as dicas da Djane para não dar errado

Com leite condensado e canela, o bolo é uma ótima opção para acompanhar o café da tarde nos dias frios

02/06/2021 - 13h07min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Curiosidade levou a moradora de Osório à receita

Foi passando pelas redes sociais que a auxiliar de serviços gerais Djane Souza, 47 anos, viu a receita do bolo de churros. Como de costume, aos finais de semana, ela prepara um bolo para a família, e estava atrás de um sabor diferente. A aparência do bolo de churros despertou sua curiosidade em prová-lo. 

– Vi a receita e quis fazer. Foi 100% de aprovação aqui em casa – conta Djane, moradora de Osório. 

Segundo ela, o bolo, que leva leite condensado na hora de assar, requer atenção, principalmente em relação ao calor do forno:

– A primeira vez deu super certo, mas, depois, algumas vezes deram errado. Eu não entendia o que tinha acontecido até reparar na temperatura do forno, que não pode ser muito baixa nem muito alta. 

LEIA MAIS
Aprenda a fazer o queijo mussarela caseiro da Simone
Boeuf Bourguignon: aprenda a preparar a receita de carne ao vinho do chef Matheus Troglio
Ratatouille da Angélica: confira como preparar um prato rápido e saudável 

Djane explica que, se a temperatura for mais baixa, o leite condensado não ganha consistência. E, se estiver muito alta, o doce queima e o bolo não assa bem. A hora de virar também precisa de cuidado. 

– No forno elétrico, coloco para assar a 180ºC. E outro detalhe é que eu utilizo apenas a fôrma redonda com o furo no meio para assar bem. Quando tiver pronto, não pode deixar esfriar na fôrma, pois senão não sai. É preciso virar ainda quente ou morno – detalha. 

O leite condensado no fundo da fôrma se transforma em um doce de leite. Depois de assado, o bolo é virado em um recipiente, e o doce fica para cima. 

– Dá para salpicar canela ou coco, conforme a preferência. É uma delícia para acompanhar o café da tarde. 

MEU SEGREDINHO
///
Quando a panela queima no fundo durante o preparo de um alimento, utilizo vinagre para tirar a parte preta. É necessário deixar uns minutos de molho, mas facilita bastante para limpar. 

INGREDIENTES
2 caixas de leite condensado
3 ovos
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (café) de sal
Canela a gosto
Margarina ou manteiga para untar a fôrma

MODO DE PREPARO

 /// Unte a assadeira com uma camada generosa de margarina ou manteiga. Após, coloque as duas caixas de leite condensado no fundo. Reserve. 

/// Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, a canela até formar uma massa homogênea e, após, adicione o leite e bata de novo. 

/// Em uma bacia, coloque a farinha peneirada e o sal. Despeje a massa na bacia com a farinha e misture até incorporar. Acrescente o fermento e mexa delicadamente.

/// Coloque a massa delicadamente por cima do leite condensado. Espalhe de maneira uniforme e leve ao forno. Asse a 180ºC por 40 minutos aproximadamente. Desenforme ainda quente. 

RENDIMENTO: cerca de 20 fatias
TEMPO DE PREPARO: 1 hora

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180. 

Produção: Caroline Tidra

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias