Show de drones e águas dançantes no Guaíba: concessionária apresenta planos para a orla - Notícias

Versão mobile

 
 

Novas atrações02/08/2021 | 21h39Atualizada em 02/08/2021 | 21h39

Show de drones e águas dançantes no Guaíba: concessionária apresenta planos para a orla

Assinatura da ordem de início da concessão do trecho 1 e do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho ocorreu nesta segunda (2); Por 35 anos, GAM3 Parks será responsável pela gestão das áreas 

Show de drones e águas dançantes no Guaíba: concessionária apresenta planos para a orla Marco Favero / Agencia RBS/Agencia RBS
Vinícius Garcia apresentou os planos do consórcio para o parque temático no Harmonia e a orla Foto: Marco Favero / Agencia RBS / Agencia RBS
Jéssica Rebeca Weber
Jéssica Rebeca Weber

jessica.weber@zerohora.com.br

Apresentando planos como show de drones e espetáculo de águas dançantes no trecho 1 da Orla e uma mega roda-gigante no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o consórcio vencedor da licitação assinou, com o prefeito Sebastião Melo, a ordem de início da concessão dessas duas áreas na tarde desta segunda-feira (2), na Churrascaria Galpão Crioulo. 

A concessionária GAM3 Parks, formada pelas empresas Grupo Austral e 3M Produções e Eventos, assumiu oficialmente a operação pelo período de 35 anos, no primeiro modelo de parceria com a iniciativa privada de um parque público de Porto Alegre. 

Pelo contrato, a empresa fica responsável por gestão, zeladoria, limpeza, cuidado com meio ambiente, segurança, entre outros pontos, mas também deve transformar o Harmonia, como é chamado carinhosamente, em um parque temático em homenagem à cultura gaúcha. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

Em diferentes núcleos, estão previstas área com réplicas dos dinossauros cujos fósseis foram encontrados na região central do Estado, vilas temáticas da imigração alemã e italiana, um museu em homenagem ao gaúcho, mirante e uma passarela com vista privilegiada do parque, um restaurante que fará alusão ao Salto do Yacumã, com direito a uma queda d’água artificial, salas da dupla Gre-Nal, onde será possível reviver os melhores momentos dos clubes, e mais de 40 operações de gastronomia e comércio temático do Rio Grande do Sul. A ideia da super roda-gigante, que acabou não vingando nos planos de concessão do trecho 2 da orla, acabou comprada por esse consórcio. 

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 02/08/2021 - Parque Harmonia passará por revitalização através de parceria público privada firmada na tarde desta segunda-feira pelo prefeito Sebastião Melo. FOTO: Marco Favero / Agência RBS<!-- NICAID(14851945) -->
Harmonia será transformado em parque temáticoFoto: Marco Favero / Agencia RBS

—  A gente quer ter um equipamento maravilhoso, do porte de Balneário Camboriú (SC), Londres (Inglaterra) e Rio de Janeiro — diz o diretor de Negócios da GAM3 Parks, Vinícius Garcia. 

O espaço para a realização do Acampamento Farroupilha está assegurado, e a concessionária ainda visa realizar outros eventos ao longo do ano, como uma Oktoberfest. 

O consórcio também já passou a reforçar a segurança e a limpeza da trecho 1 da orla, junto com o poder público. Os planos apresentados pela GAM3 Parks para esse espaço incluem atrações como shows de drones iluminados à noite, ao exemplo do que foi feito na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio no mês passado, bumper boat — barcos parecidos com carrinhos de bate-bate dentro do Guaíba —, aluguel de barquinhos de controle remoto, de caiaque e de prancha de stand up paddle e espetáculo de águas dançantes. 

Leia também
Calçada esburacada e vandalismo incomodam comerciantes que trabalham no Viaduto Otávio Rocha
Crianças e adolescentes com deficiência fazem test drive da nova pista de skate na orla do Guaíba
Paróquias de Porto Alegre abrem as portas para abrigar moradores de rua em noites de frio

— Toda vez que a gente viaja, encontra shows ícones daquele lugar, como o acendimento das luzes na Torre Eiffel, em Paris. Aqui, o pôr do sol no Guaíba é nosso maior presente. E nós queríamos trazer esses ícones marcantes também — destaca Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL,  02/08/2021- Concessão do trecho 1 da Orla do Guaíba. Foto: Félix Zucco / Agencia RBS<!-- NICAID(14851430) -->
Show de águas dançantes ocorreria dentro do GuaíbaFoto: Félix Zucco / Agencia RBS

Mas a assinatura da concessão não significa que o consórcio poderá começar, a partir de já, as obras e atrações no Harmonia e na Orla. Isso porque a prefeitura ainda precisa aprovar o estudo de viabilidade urbanística (EVU) e as licenças para começar os trabalhos. No que tange ao Guaíba, a Marinha também precisa autorizar. 

Durante a cerimônia, Melo falou sobre a importância dessa concessão para o turismo de Porto Alegre e, sem prometer nada, falou sobre a localização da Estátua do Laçador. 

— O Laçador é muito pouco visitado onde está —disse. 

A concessionária já revelou seu interesse em levar o monumento do escultor pelotense Antônio Caringi para o Parque Harmonia.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - 02/08/2021 - Cerimônia de apresentação e assinatura da proposta de Parceria público privada para renovação da Orla do Guaíba e do Parque Harmonia. Na imagem, o momento onde a proposta é assinada. FOTO: Marco Favero / Agência RBS.<!-- NICAID(14851881) -->
Diretores do consórcio e autoridades municipais após a assinatura da ordem de inícioFoto: Marco Favero / Agencia RBS


 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros