Notícias



Região Metropolitana

 Coleta começa a ser regularizada em Cachoeirinha, mas alguns bairros ainda sofrem com acúmulo de lixo

Pontos como a região central e o bairro Parque da Matriz já foram atendidos, mas extremos da cidade ainda seguem com contêineres lotados

21/10/2021 - 22h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Alberi Neto / Agencia RBS
Parque da Matriz foi um dos bairros visitados pela reportagem

A promessa de regularização da coleta de lixo começa a tomar forma em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A cidade sofre há dias com acúmulo de lixo pelas ruas e avenidas de vários bairros.

Na quarta-feira (20), a prefeitura assinou contrato com a quarta colocada na licitação para recolhimento de resíduos, e quatro caminhões vieram de Minas Gerais para integrar a frota. Na manhã desta quinta (21), os efeitos do reforço já puderam ser notados em vários pontos do município, principalmente na região central e em bairros como Parque da Matriz e Jardim do Bosque.

Leia mais
Prefeitura de Cachoeirinha decreta situação de emergência devido aos problemas do lixo
Alvo de operação do MP, prefeito de Cachoeirinha é afastado do cargo

— Realmente os caminhões de lixo voltaram. Ainda bem. A situação estava ficando insustentável aqui na rua — conta o mecânico Ricardo Grosmann, 60 anos, morador do Parque da Matriz.

Problema segue em alguns pontos

Mas nem todas as regiões da cidade estão sendo atendidas de maneira suficiente ainda. No bairro Bom Princípio, por exemplo, a reportagem encontrou contêineres abarrotados de resíduos. Moradores contaram que a última vez que viram caminhões de lixo circulando foi na sexta-feira passada.

E no Vila Vista Alegre a situação ainda era bastante complicada na manhã desta quinta. O lixo estava não só nos contêineres, mas também espalhado por pontos próximos aos equipamentos adequados para o descarte.

Alberi Neto / Agencia RBS
Situação na Vila Vista Alegre na manhã desta quinta-feira

Prefeitura projeta normalização em 15 dias

De acordo com o prefeito em exercício, Maurício Medeiros, a expectativa é de que, até o fim de semana, a situação do lixo na cidade esteja amenizada e de que a normalização ocorra em até 15 dias.

O contrato com a nova empresa responsável, a Ecsam Serviços Ambientais, ficará vigente por 180 dias, mas a prefeitura prevê a realização de novo processo licitatório na modalidade concorrência para os próximos 60 dias.

As outras empresas melhores colocadas na licitação e que recusaram a execução dos serviços sem justificativa plausível foram notificadas pelo Executivo e podem ser penalizadas devido aos transtornos causados à cidade.

No final de setembro, uma operação foi deflagrada em Cachoeirinha e culminou no afastamento do prefeito Miki Breier. A ofensiva investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo a prefeitura e empresas que atuavam na limpeza do município.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias