Notícias



Sonhos realizados

Em alusão ao aniversário da Capital, prefeitura promove baile de debutantes para 250 adolescentes

O evento está previsto para ocorrer no dia 25 de março de 2022, no Parque da Redenção

25/11/2021 - 05h00min


Giordana Cunha
Giordana Cunha
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Jossiele Victoria Rodrigues Vieira é umas das 140 debutantes que já estão confirmadas para o evento

Antigamente, o baile de debutantes era tido como um evento social, onde os pais apresentariam sua filha à sociedade. O tempo passou, a sociedade mudou, e hoje essa passagem é vivida como uma celebração por mais um ano de vida.

Pensando nessa comemoração, a prefeitura de Porto Alegre desenvolve um evento que virá a ser o maior baile de debutantes comunitário da história da cidade. Com o tema "250 Anos de Porto Alegre & 250 Sonhos a Serem Realizados", as meninas da Capital que forem completar seus 15 anos em 2022 podem se inscrever para a participação na festa.

Segundo o projeto, as debutantes contempladas serão moradoras de diferentes comunidades carentes, "selecionadas pela diretoria da Juventude, com as premissas de pluralidade e inclusão social; que estejam assistidas por casas, lares, abrigos, projetos sociais de organização da sociedade civil ou estudantes de escolas públicas". Quem está à frente da inciativa é a diretora da Juventude (setor que faz parte da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Débora Garcia.

Leia mais
Voluntários da Casa da Sopa celebram a conquista de prédio novo
Jovens negros formam-se em curso de aviação e constroem novo futuro
Em Esteio, projeto incentiva moradores a cuidar da cidade 

Para além da festa, a prefeitura realizará mês a mês, até a data do evento, workshops que abordarão temas pertinentes à idade, como violência contra a mulher, empoderamento feminino e saúde da mulher. Débora acrescenta que a prefeitura pretende acompanhar estas meninas até o mercado de trabalho. 

— Queremos montar uma rede de parceiros, para que elas, mais tarde, ingressem em seus primeiros empregos — afirma.

Sonhos realizados

Jefferson Botega / Agencia RBS
Bruna Rafaelly Oliveira Fontoura é uma das participantes do projeto

Até o momento, a prefeitura tem 140 meninas confirmadas para a baile — o limite é de 250. Uma das participantes é Bruna Rafaelly Oliveira Fontoura, moradora do bairro Teresópolis, que fez sua inscrição por WhatsApp. Ela conta que, desde pequena, tem o sonho de ter uma festa de 15 anos e que seus pais sempre a incentivaram. Para que o dia dela seja especial, ela menciona que sua família e seus amigos não poderão faltar. Sua mãe, Jessica Ortiz de Oliveira, explica que, se não fosse essa oportunidade, Bruna não teria como realizar esse sonho.

Jossiele Victoria Rodrigues Vieira, moradora do bairro Bom Jesus, também será uma das debutantes. 

— É um grande sonho ter uma festa. Com toda essa pandemia que tivemos, eu não iria ter. Minha mãe não tem condições — contou. 

No Parque da Redenção

O baile será realizado no dia 25 de março de 2022, no Espelho D'Água do Parque da Redenção, às 20h. Caso a previsão seja de chuva, o evento será transferido para o dia 26. 

Os vestidos e sapatos que as meninas irão utilizar estão sendo doados por empresas e comunidade em geral. A prefeitura ainda procura, de forma voluntária, profissionais como maquiadores, DJs, cabeleireiros, entre outros, para participar do projeto.

As participantes irão se arrumar no Colégio Militar de Porto Alegre e terão como pares para a valsa os estudantes da instituição.

Quer participar? 

  • As gurias que tiverem interesse em participar podem enviar um e-mail para juventude@portoalegre.rs.gov.br ou chamar no WhatsApp por meio do número (51) 99973-3949. 
  • Após esse passo, será encaminhada uma ficha de inscrição, onde a menina preencherá com seus dados pessoais, além de desenvolver um pequeno texto falando porque gostaria de participar do baile. 
  • As inscrições vão até o dia 28 deste mês.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias