Notícias



Serviço social

Sesc disponibiliza cerca de 350 vagas gratuitas em Projeto de Iniciação Esportiva 

As oportunidades são destinadas a crianças e adolescentes de seis a 17 anos. 

30/11/2021 - 05h00min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Futebol está entre as atividades oferecidas para crianças e adolescentes

O Serviço Social do Comércio (Sesc), na Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, disponibilizou cerca de 350 vagas gratuitas para projetos esportivos. Meninos e meninas, de seis a 17 anos, que possuem renda familiar de até três salários mínimos, podem se candidatar. Por lá, são oferecidas aulas de futebol society, futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, atletismo e judô, com encontros duas vezes por semana no contraturno escolar — ainda será incluído natação no início do próximo ano. Cada jovem pode se inscrever em até duas modalidades. 

LEIA MAIS
Comunidades unidas para um Natal mais feliz: saiba como contribuir
Dedicadas ao trabalho de regate, protetoras contam com redes de solidariedade para fazer o acolhimento de animais
Com arrecadação de tampinhas, bancas de jornais se mobilizam para ajudar entidades e pessoas

A iniciativa da Unidade respeita o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), destinado às pessoas de baixa renda, prioritariamente, aos comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes), além de alunos matriculados na educação pública. 

Atualmente, o local atende cerca de 200 alunos e, de acordo com Luis Alexandre Grings, subgerente de Hotel na unidade, podem ser atendidas até 600 pessoas. Em cada modalidade, 80% a 90% das vagas são destinadas para jovens originários de famílias que atendem os requisitos do PCG.  

Equipes 

O projeto esportivo tem como intuito preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes, mas também visa proporcionar uma atividade física de qualidade, pensando no desenvolvimento dos jovens.  

— Queremos formar equipes dentro das modalidades para voltar a disputar competições — afirma Luis Alexandre. 

Crianças cuja a família tenha renda superior a três salários mínimos também podem se inscrever. No entanto, será cobrada uma mensalidade de R$40, se trabalhar no comércio, e R$50 se for público em geral. As categorias são divididas por idade, normalmente, separadas de dois em dois anos, mas cada esporte possui sua especificação. O jovem que se inscrever, começa imediatamente.  

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Em cada modalidade, 80% a 90% das vagas são destinadas para jovens originários de famílias que atendem os requisitos do PCG.

As inscrições

Para se inscrever, é necessário ir até a sede do Sesc (Avenida Protásio Alves, 6.220, bairro Petrópolis, Porto Alegre). As crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou por seus responsáveis legais, munidos dos seguintes documentos:

/// Comprovante Escolar de Matrícula;  
/// RG, CPF ou Certidão de Nascimento, dos pais e do jovem;  
/// Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho (caso trabalhe no comércio).  
/// Se o indivíduo já possui cadastro com o Sesc, deve apresentar sua carteirinha, caso contrário, o cadastro pode ser realizado na hora da inscrição;
/// Para aqueles cujo a renda familiar é inferior a três salários mínimos, serão fornecidos para preencher: Declaração de localidade, Ficha cadastral e Ficha Socioeconômica;
/// Mais informações pelo telefone (51) 3382-8800. 

Produção: Leonardo Bender

Leia outras notícias do Diário Gaúcho   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias