Comunidades unidas para um Natal mais feliz: saiba como contribuir - Notícias

Versão mobile

 
 

Solidariedade25/11/2021 | 10h27Atualizada em 25/11/2021 | 10h27

Comunidades unidas para um Natal mais feliz: saiba como contribuir

Conheça iniciativas de diferentes partes do Estado que têm o objetivo de beneficiar famílias, crianças, adolescentes e jovens 

Comunidades unidas para um Natal mais feliz: saiba como contribuir André Ávila / Agencia RBS/Agencia RBS
Cartinhas aos montes para voluntárias Foto: André Ávila / Agencia RBS / Agencia RBS

Faltando exatamente 30 dias para o Natal, o DG apresenta iniciativas de grupos que estão realizando campanhas com o objetivo de fazer mais feliz essa data especial para crianças e jovens. As iniciativas ocorrem em Porto Alegre e em cidades da Região Metropolitana e do Interior. Se você tem um projeto parecido, escreva para nós e conte sobre sua iniciativa. 

Amigos de infância vão realizar festa

ALVORADA, RS, BRASIL - 2021.11.22 - Em Alvorada, o grupo Amigos do campo Tarumã está organizando uma festa para cerca de 2 mil crianças. O grupo está arrecadando brinquedos para serem distribuídos.  A iniciativa é feita por moradores que, na infância, brincavam neste mesmo campo. (Foto: André Ávila/ Agência RBS)<!-- NICAID(14947666) -->
Arrecadação de brinquedos já começouFoto: André Ávila / Agencia RBS

O reencontro de um grupo de companheiros de infância foi o que deu origem ao evento Natal Comunitário, promovido pelos Amigos do Campo Tarumã, no bairro Maria Regina, em Alvorada. O comerciante Rodrigo da Silva de Borba, 37 anos, conta que alguns amigos criaram um grupo no WhatsApp, em 2019, para marcar uma partida de futebol de reencontro. Já neste ano ocorreu a primeira edição do evento, que contemplou cerca de 100 crianças da comunidade.

LEIA MAIS:
Natal dos Encantos terá apresentações culturais, show e Casa do Papai Noel
ONG de Porto Alegre faz campanha para conseguir doação de um quilômetro de brinquedos
ONG de Porto Alegre disponibiliza cartinhas do Papai Noel para doação de presentes a crianças carentes

De lá pra cá, as atividades anuais não pararam. Em 2020, o grupo promoveu uma carreata solidária de Natal e doaram brinquedos. Para este ano, estão organizando uma festa comunitária para aproximadamente 2 mil crianças de diferentes bairros da cidade. A comemoração será realizada no dia 12 de dezembro no campo do Tarumã (Rua Cedro, 900, bairro Maria Regina, Parada 56). 

Alegria 

Os amigos criaram três regras essenciais para a organização das festas: não é permitido nenhum tipo de envolvimento político, religioso ou de rivalidade esportiva, principalmente envolvendo as preferências pessoais por Grêmio ou Internacional. Assim, eles não aceitam doações nem parcerias que desrespeitem essas regras.

Para a realização da celebração, a comunidade é convidada a participar. Comerciantes locais se tornam patrocinadores, contribuindo com um valor que se encaixe no orçamento de cada um deles. Rodrigo conta que boa parte das doações já foi adquirida: 

– Já temos garantidos 2,5 mil cachorros-quentes e quantidade suficiente de refrigerante. O que está mais difícil são os brinquedos. 

Além disso, o grupo prevê a realização de brechós solidários e cortes de cabelo gratuitos, entre outras atividades.

Voluntariado

A rede de apoio conta com cem voluntários, que trabalham para conseguir parcerias e doações. Para complementar a arrecadação de brinquedos, o grupo está realizando uma rifa de R$ 3. Rodrigo comenta que todo o valor arrecadado será utilizado para comprar o produto em atacados. 

O servidor público Fernando Maciel, 38 anos, um dos criadores do projeto, explica que a causa é importante, principalmente, no momento econômico difícil que a sociedade enfrenta. A ação, define, leva a essas famílias conforto e alegria. 

– Tudo isso tem o objetivo de manter viva a chama da esperança no coração dessas famílias. Por mais que o presente seja para a criança, os pais, ao verem os filhos sorrindo, também são presenteados – afirma Fernando.

Segundo o servidor público, o evento também é uma oportunidade de ensinar aos filhos lições de solidariedade, generosidade e amor ao próximo.

LEIA MAIS:
Jovens negros formam-se em curso de aviação e constroem novo futuro
Governo gaúcho cede novo espaço a projeto que distribui alimentos a moradores de rua
Projeto social no bairro Umbu incentiva agricultura urbana e geração de renda

FAÇA CONTATO
/// O grupo precisa de doações de brinquedos e doces.
/// Para obter mais informações, entre em contato com Fernando Maciel (51) 99780-3028 e Rodrigo Borba (51) 98444-5278.

Uma parceria do projeto “Adote uma cartinha realize um sonho” com o 21º Batalhão da Brigada Militar. Vai levar 2 mil brinquedos para doação, cachorro-quente, refrigerante, brinquedos infláveis e servirá um bolo de 11 metros com 52 kg de recheio. <!-- NICAID(14944673) -->
União de forças para fazer festaFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Bolo gigante para 2 mil crianças

Uma parceria do projeto Adote uma Cartinha, Realize um Sonho com o 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) pretende levar muita alegria para crianças do bairro Restinga, extremo-sul da Capital.  Está nos planos oferecer 2 mil brinquedos, cachorro-quente, refrigerante, brinquedos infláveis e um bolo de 11 metros. 

O evento terá participação da Seleção do Bem, apresentações da bateria da escola de samba Estado Maior da Restinga e da banda da Brigada Militar. Além disso, também terá serviços de escovação dentária, com distribuição de kits. Para realizar o evento, os organizadores contam com a solidariedade. De acordo com a técnica em enfermagem Adriana Nunes, 41 anos, idealizadora do projeto, não há um valor fixo para doação. 

– Nós estamos muito engajados para deixar o Natal das crianças mais feliz. Com o apoio do tenente-coronel Alexander Pereira Cardozo e de todo o 21º BPM, estamos tornando esse sonho possível – afirma.

COMO AJUDAR:
/// As doações podem ser feitas até 5 de dezembro.  
/// Para obter mais informações, fale com Adriana pelo telefone (51) 98583-4775 ou pelo Instagram @adoteumacartinharealizeumsonho.
/// A chave PIX para as doações é o CPF 00852779089. 

LEIA MAIS
Face shield, painel de acrílico e cabine de vidro: como ocorre o reencontro presencial entre as crianças e o Papai Noel
Em alusão ao aniversário da Capital, prefeitura promove baile de debutantes para 250 adolescentes
Com 15 anos, adolescente já observou quase 500 espécies de aves e dá oficinas sobre os animais para crianças

GRAVATAÍ, RS, BRASIL - 2021.11.22 - O grupo faz parte da Sociedade Espírita Paz e Luz. Há décadas eles fazem campanhas de doações para comunidades da região, mas no ano passado iniciaram a ação das cartinhas. Serão três comunidades beneficiadas. (Foto: André Ávila/ Agência RBS)<!-- NICAID(14947418) -->
Voluntários procuram parceiros para adotar cartinhasFoto: André Ávila / Agencia RBS

Presentes e alimentos para a noite de Natal

A prática social acompanha a rotina da Sociedade Espírita Paz e Luz, que tem sede no bairro Morada do Vale 1, em Gravataí. Há 30 anos, o grupo promove campanhas de Natal para as crianças de sua região. Porém, o que antes era apenas entrega de brinquedos, no ano passado ganhou um novo formato. Desde 2020, a Sociedade começou a recolher cartinhas das crianças e buscar padrinhos para doarem os presentes. 

A comerciante Elaine Azambuja Barros, 40 anos, integra o grupo há quatro anos. Ela, que é uma das responsáveis pela organização da campanha, explica que a ideia de receber as cartinhas veio do desejo de tornar a entrega dos presentes mais personalizada. Antes, faziam a distribuição dos brinquedos que recebiam através da doação de apoiadores, mas, agora, os presentes se tornam mais exclusivos. 

– Sempre tivemos a vontade de atender o desejo das crianças. Claro que não conseguimos dar sempre o que a criança pede, mas acho que, se elas virem que há alguém pensando nelas, já trazem um sorriso imenso no dia da entrega dos presentes – pontua Elaine. 

A ação irá beneficiar em torno de 350 crianças. Além dos brinquedos, que serão entregues nos dias 18 e 19 de dezembro, o grupo também pretende distribuir cestas de alimentos para as mais de 200 famílias que acompanha. A ideia é garantir que estes núcleos familiares tenham o necessário para montar suas ceias de Natal. 

Futuro

As pessoas que receberão as doações são moradoras de três comunidades próximas à sede da Sociedade. Elaine explica que, ao longo do ano, a entidade realiza diversos projetos com as famílias. Comenta, ainda, que entendem como fundamental a realização de iniciativas que buscam ajudar ao próximo, e que não basta um apoio pontual, são necessárias ações continuadas. E é por isso que estão idealizando um projeto que, futuramente, irá disponibilizar a estas famílias aulas de reforço escolar e cursos profissionalizantes.

– Começamos a perceber que fazer algo momentâneo é pouco. Por isso, a gente quer ajudar estas crianças a terem um futuro melhor – completa Elaine. 

Para realizar seus projetos, o grupo conta com a solidariedade de apoiadores que ajudam com doações. Sobre a ação de Natal do ano passado, conseguiram atender ao pedido de 140 cartinhas. Mas decidiram expandir a campanha de 2021. Até o momento, 110 pessoas já escolheram uma carta para apadrinhar, mas ainda faltam em torno de 240. A meta da Sociedade é distribuir todos os pedidos das crianças até o dia 15 de dezembro. 

APOIE:
/// É possível escolher uma das cartinhas na página da Sepal Gravataí no Facebook, onde a Sociedade publica fotos dos pedidos das crianças.
/// Outra forma de fazer contato com o grupo é pelo WhatsApp
(51) 98055-4590, por meio do qual é possível receber mais informações sobre a campanha das cartinhas e das doações de alimentos.

Moradora usará o pátio de casa

Há 12 anos, a aposentada Marinês Vicente da Rosa, 69 anos, conhecida como Tia Inês, realiza festas de Natal para a criançada da comunidade do bairro Jardim Aparecida, em Alvorada. 

Ela conta que essas ações começaram a partir de um sonho antigo. De origem pobre, Marinês lembra que, nos Natais em família, durante a infância, sonhava em ganhar doces e brinquedos. O que costumava ganhar eram frutas e comida, que, segundo ela, na época, eram luxo. 

– Se nós merecêssemos, vinham presentes: bolachas, bananas e, às vezes, bala – explica Marinês. 

Portas abertas

Em 2020, ela não pode realizar a tradicional festa por conta da pandemia. Mas neste ano, a moradora conta que já está engajada. 

– É gratificante ver o sorriso no rosto das crianças – conta a idealizadora. 

Devido a um problema de saúde, ela não conseguiu visitar os comércios locais para arrecadar doações. A solução tem sido mobilizar a rede de doadores por meio das redes sociais. Durante dois anos, Inês conseguiu liberação para que a festa ocorresse na rua em que mora. Nos outros anos, o evento costumava ocorrer no pátio de sua casa, na Avenida Nossa Senhora Aparecida, 143 – como será neste ano. As festas têm entre 50 e 150 crianças. 

Para esta ação, ela arrecada ingredientes para fazer bolo, cachorros-quentes e pizzas. Além disso, brinquedos, balas e refrigerantes são aceitos. Quem quiser pode realizar a doação de alimentos não perecíveis que são disponibilizados para famílias em vulnerabilidade social.

O QUE DOAR:
/// Brinquedos e ingredientes para preparar bolos, cachorros-quentes e alimentos não perecíveis.
/// A moradora pede ajuda para contratar brinquedos infláveis para a festa.
/// Para obter mais informações, entre em contato com Marinês pelo telefone (51) 98542-2756. 

Conheça outras iniciativas:

/// Grupo de moradores do bairro Rubem Berta promove, no dia 19 de dezembro, às 14h, uma festa de Natal para as crianças da comunidade. Será na Rua Carmelita Gripp, na Praça Valverde. Eles pedem doações de brinquedos, cachorro-quente, refrigerante, bolos, balas e doces. Contato com Nílton pelo telefone (51) 98162-0835. 

/// O Lar de Idosos Bom Jesus, de Gravataí, realiza a campanha “Um Sonho a Mais Neste Natal”. Pensando nos impactos da pandemia, o foco estará em ajudar as famílias do bairro Xará. As doações serão entregues aos moradores no dia 20 de dezembro. Contato com Alexandra pelo telefone (51) 3421-2276. 

/// O grupo Faça o Bem, de Charqueadas, promove uma campanha de Natal para ajudar 10 famílias acompanhadas pelo projeto. Eles estão arrecadando alimentos. Para doar, entre em contato pelo Instagram @facaobemsemolhar e com Priscila Bueno Freitas pelo telefone (51) 99591-4332.

/// O grupo Um Olhar para Todos, que atua em Viamão, ira realizar uma confraternização de Natal para os idosos da Casa de Repouso Vovó Anita. Para isso, pede a doação de alimentos, que serão utilizados na montagem da ceia, e de materiais de higiene pessoal. Também é possível doar presentes para serem entregues aos idosos. Para saber como ajudar, entre em contato pelo telefone (51) 99104-7314.

/// O Instituto de Leitura Quindim deu início a 3° edição do “Natal Literário Solidário: Apadrinhe o sonho de uma criança”. O objetivo é arrecadar mais de R$ 30 mil, para presentear com livro 650 crianças e jovens que vivem em abrigos e casas lares de Caxias do Sul, além de alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A vaquinha online está disponível no link bit.ly/3oGGQAw.

 /// A Associação Solidária Só os Fortes, de Porto Alegre, está organizando duas ações de Natal. Para as crianças, dia 16 de dezembro será feita uma festa na Banda da Saldanha. Escolas e líderes comunitários podem inscrever participantes até o dia 1º de dezembro. O grupo precisa de voluntários para ajudar no dia e também brinquedos para doação. Outra iniciativa de Natal do projeto vai distribuir cestas básicas e presentes para as crianças no dia 21 de dezembro. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (51) 98499-7264. 

/// A ONG Dia do Amor fará dois eventos de Natal e está arrecadando doações para crianças. Mais informações no Instagram @instadiadoamor. 

/// A Fundação Comida POA irá realizar, no dia 18 de dezembro, o Natal Solidário, na Vila Pedreira, para cerca de 300 crianças. O grupo está arrecadando brinquedos novos, insumos para cestas básicas e doações via PIX. Informações com Cristiano pelo telefone (51) 99512-2757.

///  O projeto Mini Lance de Craque, que oferece treinamentos de futebol para crianças e adolescentes de Canoas, está organizando uma festa de Natal para a comunidade. Para a realização do evento, que ocorrerá no dia 19 de dezembro, eles pedem ajuda com doações de brinquedos e demais produtos que faltam para a festa, como alimentos, refrigerantes e copos descartáveis. Para mais informações, entre em contato pelo número (51) 99416-7257.

Produção: Émerson Santos e Kênia Fialho

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros