Piquetchê do DG
Cavalgadas do Bem unem tradicionalismo e solidariedade na arrecadação de alimentos
Entidades tradicionalistas e grupos de cavalgadas podem fazer a inscrição pela internet. Evento será no dia 18 deste mês
No próximo dia 18, gaúchos de diversas cidades do Estado se unem na terceira edição das Cavalgadas do Bem, mobilização de movimentos tradicionalistas para levar mais comida à mesa de famílias necessitadas. As inscrições, que são feitas pela internet, ainda estão abertas para entidades tradicionalistas e grupos de cavalgadas que quiserem fazer parte do mutirão de solidariedade.
LEIA MAIS
Momento histórico para a cultura gaúcha
CTG no Morro da Cruz vai produzir gás de cozinha a partir de lixo orgânico
Paixão pela dança também pode ser profissão: conheça o trabalho dos instrutores
A realização é da RBS TV, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho e Banco de Alimentos do RS, que também é a entidade beneficiada com as doações arrecadadas. O evento consiste na organização de pequenos grupos de cavalgadas que percorrem bairros da cidade recolhendo doações de alimentos de porta em porta, com carros de apoio. Após a arrecadação, os cavaleiros rumam para um ponto de encontro, onde estará ocorrendo uma programação especial.
– Cada grupo que a gente convida está surpreendendo com ideias para uma programação no dia das cavalgadas. Um grupo vai fazer baile, outros atividades com músicos em praças. Na parte da recepção dos donativos, o pessoal está bem criativo – explica o tradicionalista Verceli de Oliveira, de Passo Fundo, que neste ano coordena a edição.
Expectativa
Em função da pandemia, o evento não ocorreu no ano passado e, por isso, Verceli acredita que esta edição será melhor do que a última, que ocorreu em 2019.
– Estará diferente para melhor. Cavalgadas do Bem é uma ação que, como um todo, soou muito bem para comunidade e a expectativa é de que passe de 200 grupos inscritos – projeta o tradicionalista.
A segunda edição das Cavalgadas do Bem reuniu 5 mil prendas e peões em dezembro de 2019, com 196 grupos inscritos em 116 municípios do RS. Foram arrecadadas 90 toneladas de alimentos.
O coordenador ainda destaca que, além do envolvimento de grupos tradicionalistas, a ação tem recebido apoio de diversas entidades, como Rotary, Lions Clubes, prefeituras, entre outras.
Na Serra
– É uma mobilização muito bonita, que reúne homens, mulheres, crianças e idosos em prol da mesma causa. E não precisa ser só a cavalo: pode ir de bicicleta, pode ir a pé, o importante é contribuir. Na última edição, em 2019, tivemos um único grupo que arrecadou 800 quilos de alimentos – aponta Pedro Novello, coordenador de cavalgadas da 25 ª Região Tradicionalista, que abrange os CTGs da Serra.
No dia das cavalgadas, cada grupo se compromete a informar, até às 15h, na área “ informe de arrecadação” do site, o total de alimentos coletado.
QUER AJUDAR?
/// Fique de olho nas cavalgadas que serão realizadas no dia 18 de dezembro.
/// Os grupos tradicionalistas participantes terão pontos de coleta.
PARA PARTICIPAR
/// Entidades tradicionalistas e cavaleiros podem se inscrever pelo site cavalgadasdobem.com.br.
/// Cada CTG ou piquete pode ter como padrinho um músico local de sua cidade.
/// Uma vez cadastrada, a entidade pode, também, ser um ponto de arrecadação.