Notícias



Vem aí o novo ano

Como será 2022? Veja as previsões de acordo com as cartas, os búzios e os orixás

Profissionais deram suas impressões sobre o período que se inicia neste sábado

31/12/2021 - 05h00min

Atualizada em: 31/12/2021 - 13h41min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Mãe Viviane de Iansã consultou os orixás

Para ter uma ideia do que 2022 trará de novidades, o Diário Gaúcho pediu a ajuda de três especialistas: a Mãe Viviane de Iansã, que buscou os búzios para fazer suas previsões, a vidente Mestra Tala Santos, coordenadora do Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda, ambas de Porto Alegre, e a professora Jane Duarte, astróloga e taróloga que consultou as cartas de tarô, de Alvorada.

A pedido da reportagem, as três adiantam acontecimentos e tendências para o ano que se inicia neste sábado (1º). Todas preveem um ano favorável para quem busca ter filhos, com muitas mudanças na política e de clima marcado pela água. 2022 será regido pela orixá Oxum, também conhecida por Mãe Oxum, de acordo com a matriz africana, que reina sobre as águas doces, considerada a senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade.

LEIA MAIS
Saiba quais são as cores de 2022
Saiba como proteger os animais do barulho dos fogos de artifício no Réveillon
Feriado de Ano-Novo altera funcionamento dos shoppings de Porto Alegre e Região Metropolitana; veja os horários

CLIMA

Mãe Viviane de Iansã

“Teremos um ano severo em nível de temperatura, com algumas alterações. A pecuária, que deveria estar em alta, vai sofrer, será escassa. Será um ano mais próspero a negociações.”

Mestra Tala

“Nós estamos entrando no quarto ano apocalíptico. São nove anos. Neste ciclo, vamos viver as piores situações. Desmoronamentos, enchentes, períodos de secas, chuvas terríveis. A gente tem que rezar muito.”

Professora Jane

“A mãe Oxum traz a doçura, a fertilidade, e por ela ser um orixá do rio, das águas, o tempo vai ter mudanças muito grandes. É um ano de muitas chuvas. Temos que ter cuidado em rios e praias.”

SAÚDE/CORONAVÍRUS

Mãe Viviane de Iansã

“Ômicron não vai fazer muita diferença, porque já estamos numa campanha de sucesso e não fará o mesmo estrago que teve na economia e na saúde das pessoas. Mas eu vejo uma nova pandemia, já está vindo a gripe, que está crescendo. A saúde mental é um ramo que será muito investido, teremos muitos casos de depressão.”

Mestra Tala

“Esta pandemia já está indo. Sempre vai existir pandemia, porque viver no planeta Terra é epidemia. Estas gripes sempre vão existir. O maior problema vai ser os problemas emocionais. A demência, desiquilíbrio emocional, vai ser um período de muitos conflitos afetivos. Mas uma notícia boa é que virão muitas vacinas e medicações, para Alzheimer, dependência química, doenças cardiovasculares, um avanço na medicina.” 

Professora Jane

“2022 ainda vai ter problemas com o coronavírus. E está para chegar uma nova doença, também ligada à respiração, ligada ao assunto do coronavírus. Eu vejo um período que ainda teremos que nos cuidar.” 

ECONOMIA/EMPREGOS

Mãe Viviane de Iansã

“Até março e abril teremos uma economia um pouco mais na retranca e difícil. Depois disso, teremos investimentos e crescimentos, com a área da comunicação sendo um ponto positivo para 2022. Há um crescimento para abertura de empregos e no investimento na qualificação.”

Mestra Tala

“As pessoas têm que se reinventar. Estamos numa fase difícil, ninguém vai morrer de fome e ninguém vai deixar de conseguir seus bens. Mas vai ter que apertar o cinto e agir com muita calma.”

Professora Jane

“É um ano de mudanças, mas, infelizmente, não vejo melhora na economia. Vejo algo estagnado e a inflação aumentando. Vejo, politicamente, muitas decepções com o governo federal. Não há melhoras, pelo menos, nos seis primeiros meses.”

BRASIL

Mãe Viviane de Iansã

“Teremos investimentos estrangeiros. Também um apoio político quanto à diversidade, cartas e acordos internacionais favorecendo muito o Brasil. O que vai nos trazer recursos e isso vai nos trazer também conscientização da nossa melhoria como cidadão.” 

Mestra Tala

“Um fato que me preocupa muito é o índice de suicídios. Hoje esse número é alarmante e o mais incrível que é de jovens. O mais marcante no Brasil é o emocional, que os pais deem mais amor e diálogo.”

Professora Jane 

“Será um ano que teremos que aprender a amar mais o próximo, até porque, em nível de doença irá aparecer algo novo. Vai ser preciso ter mais cautela ao lidar com as pessoas. Infelizmente, depois de tudo que passamos, ainda faltou amor, compaixão, calor humano ao próximo.”

RIO GRANDE DO SUL

Mãe Viviane de Iansã

“Temos lideranças surgindo, não só políticas, mas comunitárias, artistas, modelos. Teremos um reconhecimento do Estado a nível mundial. Também teremos aqui no Estado investimentos que vão refletir internacionalmente na nossa economia. Além disso, bandeiras LGBTQIA+ serão mais valorizadas.”

Mestra Tala

“Os gaúchos cada vez mais abençoados e iluminados. Vejo evolução na nossa medicina. E vejo que temos que tomar cuidados com incêndios, principalmente, próximo de áreas que envolvem a lei, como tribunais e delegacias.”

Professora Jane

“O Rio Grande do Sul terá mudanças positivas ligadas ao governo no segundo semestre. O primeiro semestre vejo algo parado.”

ELEIÇÕES 2022

Mãe Viviane de Iansã

“Vem surpresas. Teremos um nome que parecia que não ia dar muito certo, mas é um terceiro braço na política nos surpreendendo e trazendo muita força entre Lula e Bolsonaro. Já para o Rio Grande do Sul, vem surgindo pessoa de renome na candidatura do interior do Estado. Não é um nome feminino.”

Mestra Tala

“A política está muito confusa e negativa. Vamos continuar nos mesmos problemas, com altos e baixos e insatisfações.”

Professora Jane

“Teremos uma mudança governamental. Não vejo o Bolsonaro se reelegendo. Vejo astralmente que ele cavou seu buraco espiritual. A espiritualidade não quer que ele renove.” 

SEGURANÇA

Mãe Viviane de Iansã

“Teremos um primeiro trimestre de regular, de trazer equilíbrio. O segundo semestre de uma nova organização administrativa. No final do ano, teremos mais tranquilidade. É como se tivéssemos resgatando a humanidade, um novo caminho.”

Mestra Tala

“Vejo que vai haver uma evolução boa em relação às autoridades. Haverá muitas mortes envolvidas com o tráfico.”

Professora Jane

“Vai ter uma melhora, mas ainda tem muita coisa a ser arrumada. A satisfação não vamos ter.”

INTER

Mãe Viviane de Iansã

“Vai passar por uma nova estruturação. Iemanjá vem trazendo pensamento positivos e Iansã marca que passará um tufão a nível de investimentos e nomes. Já sabemos que o D’Alessandro vai ficar o primeiro semestre ligado ao Inter, mas teremos toda uma reorganização como um time e de jogadores. Vai passar por aperto financeiro. Vai ter título suado, traz título nacional.”

Mestra Tala

“Vai ser melhor do que neste ano para ambos os times. A vida não é só ganhar, às vezes, perder é ganhar. Não vejo as dificuldades como um ponto final, mas como um recomeço.” (A vidente fez uma única previsão para Inter e Grêmio).

Professora Jane 

“O Inter vai se reerguer no primeiro semestre de 2022. O time vai alavancar.”

GRÊMIO

Mãe Viviane de Iansã

“O Grêmio sobe. Vai ser suado. O time já está nessa ideia de reestruturação, trazendo de volta para o útero, para o ninho, e reavaliando os seus erros. Vai perder muito investimento financeiro, vai secar os gargalos que existem. Tem jogadores que foram mal aproveitados. Mas, o Grêmio volta para o grupo que é merecido dele.”

Mestra Tala

“Vai ser melhor do que neste ano para ambos os times. A vida não é só ganhar, às vezes, perder é ganhar. Não vejo as dificuldades como um ponto final, mas como um recomeço.” (A vidente fez uma única previsão para Inter e Grêmio).

Professora Jane 

“O Grêmio está vivenciando uma nuvem negra em cima dele, algo cármico em questões espirituais que o time tem que passar por isso. No primeiro semestre de 2022, ainda vai patinar. Vejo mudanças de técnico nos primeiros meses. Porém, ele se reerguendo só a partir do segundo semestre.” 

SELEÇÃO NA COPA DE 2022

Mãe Viviane de Iansã

“Vai ser muito difícil, serão jogos suados. Estamos em desvantagem a nível de preparação. Oxum me marca que para conseguir esse Mundial tem que ter mais humildade.”

Mestra Tala

“Vai ser melhor do que nos últimos anos. Otimismo.”

Professora Jane 

“Vejo que a Seleção Brasileira vai sofrer, mas chega na final. Viverá altos e baixos, será complicado e a chance de ser novamente campeã é de 80%.”

FAMOSOS

Mãe Viviane de Iansã

“Teremos um grande número de cantores populares. E vemos a Anitta, que consegue entender o mundo do povo. Cantoras femininas fazendo sucesso internacional, como a Ludmilla. Dentro de TV, teremos algumas estrelas que vão subir, devido a outras complicações que não a pandemia. No teatro, uma retomada cultural. O cinema brasileiro sendo revalorizado.”

Mestra Tala

“Teremos mortes entre os famosos. O Papa Francisco vai passar por períodos de enfermidades. O Roberto Carlos tem perigos se acentuando.”

Professora Jane

“Vejo problemas sérios de saúde de Roberto Carlos. Em relação ao mundo artístico, vejo vitórias para duplas sertanejas, como Maiara & Maraisa, Simone & Simaria. Luan Santana vai definir a vida pessoal dele, em relação a casamento, além do sucesso no trabalho.”

FATO QUE MARCARÁ 2022

Mãe Viviane de Iansã

“É a possibilidade de uma catástrofe ecológica ligada à água e à terra. Já vivemos situações bem graves e o risco de um desastre ecológico com vítimas fatais se pronunciando. Será mais um dia de lágrimas para o Brasil. Mas também nos coloca dentro do resgate do ser humano. Além disso, teremos mais um fato, que é um bebê novo de artista jovem. Nasce uma criança iluminada que nos trará muita alegria.”

Mestra Tala

“Muitos acidentes pelo ar, pela terra e pelas águas. Vejo países, como os Estados Unidos, atingidos com ataques terroristas. É um ano que nem entrei e estou muito preocupada. Meu conselho é rezar.”

Professora Jane

“A política marcará o ano, principalmente, em relação à Presidência.”

RITUAIS E DICAS

As profissionais ouvidas pelo DG deram dicas de rituais para receber 2021 com boas energias. Confira:

Mãe Viviane de Iansã
/// A dica da calcinha: tudo que tiver dourado ou amarelo está valendo, como as estampas de tigresa, que trazem a riqueza e a criatividade. Também são opções: rosa da sensualidade, branco da paz e vermelho da energia.
/// Pessoas que quererem o crescimento e harmonia dentro de casa podem colocar flores. Amarelas, brancas e um toque de vermelho para aumentar a energia.
/// Para quem quer dinheiro: doces de ovos. Por exemplo, quindim e fio de ovos. 

Mestre Tala
/// A oferenda do ano é um quindim com canjica crua dentro em um coração com os pedidos.
/// Ter pinha dentro de casa é importante porque representa a família, a riqueza, as tribos.
/// Não comer porco na entrada do ano, mas sim peixes. As carpas pulam, elas são ricas.
/// Entrar o ano com doces e bebidas brancas e amarelas.
/// Lentilha não pode faltar e vale colocar nos bolsos da calça um punhado.
/// Entre o ano de branco com o detalhe amarelo. Nada de preto. Mulheres devem usar calcinha amarela e homens cueca azul. 

Professora Jane
/// Importante colocar na ceia da véspera do Ano-Novo: um doce da canjica amarela e ofertar aos familiares que estarão presentes.
/// Também colocar na mesa frutas do alto, como o mamão, banana, pera, maça, laranja. Oito qualidades de frutas diferentes.
/// A famosa lentilha é primordial na ceia.
/// Uma simpatia infalível é colocar um punhado de lentilha crua nos quatro cantos da casa para chamar prosperidade, saúde e dinheiro.
/// Três cores: amarelo, que representa a Mãe Oxum, branco para trazer paz e vermelho que simboliza, além do amor, a força.  

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias