Notícias



Na saúde e na doença

Junto há 50 anos, casal comemora bodas de ouro dentro do hospital

Internado para tratamento de uma leucemia, Gervásio celebrou a união com a esposa Francisca junto dos filhos e da equipe médica

08/12/2021 - 20h43min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Hospital Moinhos de Vento / Divulgação
Gervásio e Francisca comemoraram as bodas de ouro acompanhados dos três filhos

Foi de forma inesperada, mas marcada por união e amor, que o casal Gervásio e Francisca comemorou uma data tão esperada em seu casamento: as bodas de ouro. A cerimônia de 50 anos de casório foi realizada no último sábado (4) na capela do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre — local escolhido devido à necessidade de internação de Gervásio para tratamento médico.

Comerciante aposentado, Gervásio Ferreira dos Santos, 73 anos, faz tratamento há cerca de 10 anos para leucemia linfocítica crônica. Esse tipo de câncer afeta os linfócitos B, células responsáveis por proteger o organismo de infecções. No dia 5 de novembro, ele precisou ser internado no hospital para ajuste do tratamento, onde deve permanecer até 17 de dezembro.

Leia mais
Natal: iniciativas sociais buscam apoio para promover eventos
Cavalgadas do Bem unem tradicionalismo e solidariedade na arrecadação de alimentos
Casa do Papai Noel é inaugurada na Capital 

Com a chegada do dia da comemoração das bodas de ouro, ele e a esposa Francisca Cardoso dos Santos, 69, decidiram trocar alianças para renovar os votos na capela do hospital. O que não esperavam era que a celebração seria ampliada: a equipe do Moinhos de Vento providenciou um bolo e um buquê com flores do bosque da instituição — que foi parar nas mãos de uma das funcionárias do hospital. 

— Eu pretendia fazer uma festa, mas com o problema da pandemia e por estar no compromisso com médicos por causa da minha doença, não deu. Não são só 50 anos de casados. Isso é um troféu, e não são todos que conseguem. É difícil construir uma família com três filhos, cinco netos, um bisneto — diz Gervásio, agradecido por toda a atenção recebida no hospital e pelo tratamento acompanhado pela equipe do médico Dani Laks.  

O início do namoro e o casamento de Gervásio e Francisca aconteceram em menos de um ano. Dois irmãos dele são casados com duas irmãs da esposa, o que torna a família ainda mais unida.  

— É uma pessoa que amei desde solteiro. Depois a gente casou, foram 50 anos de amor, e sempre disse para ela “te amo, te amo” e vou te amar eternamente até o fim da minha vida.

Moradora de Canoas, Francisca se desloca ao hospital para visitar o marido. Para ela, a experiência de ter celebrado as bodas ao lado de Gervásio e com o apoio da equipe do hospital trouxe grande alegria. 

— É uma felicidade. Tivemos até a tradição de jogar o buquê com as meninas. Foi tudo lindo.

Hospital Moinhos de Vento / Divulgação
Equipe de enfermagem providenciou bolo e buquê

A celebração no hospital contou com a presença dos três filhos do casal: Marcos Vinícius, 49, Patrícia, 47, e Francisco, 43. Técnica de enfermagem, a filha do meio mora no mesmo terreno dos pais e vê o casal como uma inspiração. 

— Foi sempre muito amor, muita dedicação, e eles sempre me ajudaram e me apoiaram em todas as minhas decisões — conta Patrícia.  

A supervisora de enfermagem do Moinhos de Vento, Elisandra Leites, ressalta que ações como essa têm como objetivo cuidar dos pacientes de forma humanizada. O fato de os pacientes se sentirem felizes tem impacto positivo sobre o tratamento deles: 

— O bem-estar influencia no tratamento, diminui o estresse e a ansiedade. Dá conforto. Parece ser algo simples, mas para aquele paciente torna-se inesquecível. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias