Notícias



Zona Leste

Obra da Estação Cidadania é concluída na Lomba do Pinheiro

Espaço que teve a entrega adiada por diversas vezes deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2022.

23/12/2021 - 05h00min


Anselmo Cunha / Agencia RBS
Espaço para esporte, cultura e lazer da comunidade

A prefeitura de Porto Alegre concluiu nesta quarta-feira (22) a obra civil da Estação Cidadania Lomba do Pinheiro. A conclusão foi celebrada por meio da assinatura, por parte da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), do termo de recebimento provisório da obra pela empresa executora. A partir de agora, o espaço passa a ser administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que irá equipar, inaugurar e contratualizar sua gestão. 

A previsão é de que a Estação Cidadania entre em funcionamento no primeiro semestre de 2022. A construção, iniciada em 2013 e paralisada com 2015, com retomada em 2019, é acompanhada por todos estes anos pelo Diário Gaúcho

Leia mais
Novo convênio com a prefeitura de Porto Alegre possibilitará a volta das aulas de música na Orquestra Villa-Lobos
Escola municipal da Capital incentiva a valorização da cultura indígena
Um ano e meio de espera por conserto em ponte na Lomba do Pinheiro

A obra faz parte de um programa do governo federal vinculado ao Ministério da Cidadania e conta com investimento de R$ 1.389.223,43, sendo destes R$ 470.215,73 de contrapartida da prefeitura. 

– É um dia muito feliz para todos nós. Estamos concluindo esta obra que há muito tempo a Lomba do Pinheiro precisava e merecia. São ao todo 1.197,46 metros quadrados de área construída, de um belo complexo multicultural – afirma o secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Complexo está situado na Estrada João de Oliveira Remião

A construção contempla dois prédios de atividades, uma pracinha com brinquedos e peças para ginástica, uma pista de skate, uma quadra coberta com marcação para jogos de vôlei e uma pista de caminhada com piso de concreto. O espaço conta também com salas para biblioteca, telecentro, auditório para 60 pessoas, salas multiuso, copa e sanitários. A obra recebeu ainda a instalação de piso-tátil, rampas e adaptações visando à acessibilidade universal.

– Esse espaço pretende fazer parte da comunidade, com cultura, esporte, lazer, convivência – destaca o secretário da SMDS, Leo Voigt, que coordenará a gestão do equipamento. 

– O Estação Cidadania será aberto para a comunidade já em 2022. Um edital de contratualização será lançado, possibilitando que uma entidade da sociedade civil tenha a possibilidade de promover oficinas e garantir segurança, zeladoria e manutenção do espaço – afirma. 

O histórico da obra

 - A obra, localizada na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, foi iniciada em dezembro de 2013 e paralisada em dezembro de 2015, com 75% da obra executada e sem motivo justificado pela construtora. 

- A prefeitura entrou com ação judicial contra a construtora em três oportunidades, tendo ganho de causa. 

- A construção foi, então, retomada em agosto de 2019, com prazo de conclusão para março de 2020. 

- Devido à necessidade de adequações contratuais e de serviços, o cronograma da obra foi prejudicado e o prazo prorrogado. 

- Após a superação dos entraves contratuais e a quitação dos valores devidos à executora, a obra avançou durante o ano de 2021, sendo concluída


MAIS SOBRE

Últimas Notícias